terça-feira, 1 de abril de 2008

Nomenclatura Militar

Um pelotão é uma unidade militar tipicamente consistindo de dois a quatro esquadrões ou seções e contendo de 30 a 50 soldados. Pelotões são organizados em companhias, que contém três, quatro ou cinco pelotões. O pelotão é geralmente a menor unidade militar liderada por um oficial comissionado - o líder ou comandante do pelotão, geralmente um tenente. Este geralmente é assessorado por um oficial senior não comissionado, o sargento de pelotão.

Uma companhia é uma unidade militar consistindo de 75 a 200 soldados. Muitas companhias são agrupadas para formar um batalhão ou regimento, sendo este último algumas vezes formado por vários batalhões.

Um batalhão é uma unidade militar com cerca de 500 a 1500 homens consistindo de duas a seis companhias e são tipicamente comandadas por um Tenente-Coronel. Muitos batalhões são agrupados para formar um regimento ou brigada. A nomenclatura varia de acordo com a nacionalidade, mas é comum organizar-se a infantaria em batalhões, enquanto que cavalaria, reconhecimento e unidades motorizadas são organizados em esquadrões ou regimentos. O batalhão é geralmente a menor unidade militar capaz de operações independentes (isto é, sem ser presa a um Alto Comando), apesar de alguns exércitos possuírem unidades menores que são auto-sustentáveis.

Um regimento é uma unidade militar composta de um número variável de batalhões, comandado por um Coronel. Dependendo do país, arma, missão e organização, um moderno regimento forma uma brigada, na qual tanto o alcance quanto o tamanho vai de poucas centenas até 5.000 soldados (3 a sete companhias-padrão). geralmente, regimentos e brigadas são agrupadas em divisões.

Uma divisão é uma grande unidade militar ou formação que usualmente consiste de cerca de 10.000 a 20.000 soldados. Na maioria dos exércitos, uma divisão é composta de vários regimentos ou brigadas, e assim muitas divisões formam um corpo.

Nenhum comentário: