segunda-feira, 11 de junho de 2012

[ARM] Armas de Infantaria: Faca

Usada em ações secretas, pelo fato de serem facilmente encobertas e ter inúmeros usos, ou como último recurso em combate. A faca deve perfurar ou retalhar o oponente em combates corporais e defesa pessoal.

Facas possuem hoje muitos usos para incontáveis trabalhos. Os militares ainda usam facas nas linhas de frente se a arma primária estiver indisponível, ou presa à extremidade de uma arma como uma baioneta. Uma boa faca militar é freqüentemente usada para abrir crateras, romper fios e cercas, cortar corda tipo 550 (corda utilizada em pára-quedas desde a Segunda Guerra e que possui muitos usos), abrir MREs (pacotes de ração alimentar) e outros usos. A figura 1 mostra uma faca típica e suas partes principais.



Figura 1


Na figura, vemos a lâmina (1) e o cabo ou empunhadeira (2). O gume da lâmina pode ser liso ou serrilhado, ou uma combinação de ambos. O cabo, usado para segurar e manipular a lâmina de modo seguro, pode incluir a espiga, uma porção da lâmina que se estende dentro do cabo. A lâmina consiste da ponta (3), a extremidade da faca usada para perfurar, o fio ou gume (4), a superfície cortante da faca se estendendo da ponta até o calcanhar, o afiador (5), o formato da seção reta da lâmina, o dorso ou contra-fio (6), o topo, a porção mais grossa da lâmina, a mosca (7), o entalhe adicionado para reduzir o peso e tensionar a lâmina, e o ricasso (8), a porção grossa da lâmina juntando a lâmina com o cabo. A guarda (9) é a barreira entre a lâmina e o cabo que protege a mão do empunhador do oponente, ou a lâmina da própria faca. A extremidade do cabo, ou pomo (10), pode permitir um cordão (11), usado para segurar a faca no pulso, ou uma porção da espiga para se ressaltar como uma superfície de ataque para encurralar ou refletir.

Nenhum comentário: