quarta-feira, 20 de junho de 2012

[ARM] Armas de Infantaria: Munição e Calibre de Armas de Fogo

Jayme Piloni Junior/Wikipedia

Cartucho é o conjunto do projétil e os componentes necessários para lançá-lo, no disparo.

Munição é o conjunto de cartuchos necessários ou disponíveis para uma arma ou uma ação qualquer em que serão usadas armas de fogo.

A figura 1 apresenta um cartucho completo, com seus componentes principais.


Figura 1  

Projétil é qualquer sólido que pode ser ou foi arremessado, lançado. No universo das armas de defesa, o projétil é a parte do cartucho que será lançada através do cano.

O projétil pode ser dividido em três partes, como mostra a figura 2:

Figura 2
  • Ponta: parte superior do projétil, fica quase sempre exposta, fora do estojo;
  • Base: parte inferior do projétil, fica presa no estojo e está sujeita à ação dos gases resultantes da queima da pólvora.
  • Corpo: cilíndrico, geralmente contém canaletas destinadas a receber graxa ou para aumentar a fixação do projétil ao estojo.

O estojo é o componente de união mecânica do cartucho, apesar de não ser essencial ao disparo, já que algumas armas de fogo mais antigas dispensavam seu uso, trata-se de um componente indispensável às armas modernas. O estojo possibilita que todos os componentes necessários ao disparo fiquem unidos em uma peça, facilitando o manejo da arma e acelera o intervalo em cada disparo.

O estojo é classificado nos seguintes tipos:

a. Quanto à forma do corpo



b. Quanto aos tipos de base:



Propelente ou carga de projeção é a fonte de energia química capaz de arremessar o projétil a frente, imprimindo-lhe grande velocidade. A energia é produzida pelos gases resultantes da queima do propelente, que possuem volume muito maior que o sólido original. O rápido aumento de volume de matéria no interior do estojo gera grande pressão para impulsionar o projétil.

Dois tipos de pólvoras sem fumaça são utilizadas atualmente em armas de defesa:

a) Pólvora de base simples: fabricada a base de nitrocelulose, gera menos calor durante a queima, aumentando a durabilidade da arma; e

b) Pólvora de base dupla: fabricada com nitrocelulose e nitroglicerina, tem maior conteúdo energético.

A espoleta é um recipiente que contém a mistura detonante e uma bigorna, utilizado em cartuchos de fogo central.

A mistura detonante é um composto que queima com facilidade, bastando o atrito gerado pelo amassamento da espoleta contra a bigorna, provocada pelo precursor; a queima dessa mistura gera calor, que passa para o propelente, através de pequenos furos no estojo, chamados eventos.

O termo calibre designa o diâmetro interior de um tubo ou o diâmetro exterior de um fio ou haste. Nas armas de fogo, o calibre é o diâmetro interior do cano. Num cano do tipo helicoidal (formato interno que permite ao projétil girar em torno de seu eixo), a distância é medida entre cheios (liso) ou raias opostas; medidas de raias são comuns nas designações de cartucho originárias dos EUA, enquanto que medidas de cheios são geralmente usadas em outros lugares. Isto é muito importante quando do carregamento manual (handloading) , já que a bala deve encaixar perfeitamente no diâmetro da raia do cano para garantir uma boa selagem.

Quando o diâmetro do cano é dado em polegadas (1 polegada = 1” = 2,54 cm), a abreviação “cal” é usada no lugar de polegadas. Por exemplo, um fuzil de calibre reduzido com um diâmetro de 0,22” tem um calibre de .22 cal, entretanto o ponto decimal é geralmente deixado de lado quando falado, tornando-o um “calibre vinte-e-dois”.

Analogamente, calibres de armas podem ser medidos em unidades métricas, como no “calibre de oitenta-e-oito milímetros” (88 mm) ou “canhão de calibre cento-e-cinco milímetros” (algumas vezes abreviado como canhão de 105 mm).

O comprimento do cano (especialmente para armas de grande porte) é freqüentemente medido em calibres. O comprimento efetivo do cano (de ponta a ponta) é dividido pelo diâmetro do cano dando um certo valor. Por exemplo, os canhões principais dos encouraçados da Classe Iowa, da Marinha americana, podem ser denominados como calibre 16”/50. Eles têm 16 polegadas de diâmetro e o cano possui 800” de comprimento (16 x 50 = 800). Isto é também algumas vezes indicado usando-se o prefixo L/, de modo que o canhão mais comum do tanque Panzer V é descrito como um “75mm L/70”, significando um cano de 75 mm de diâmetro e comprimento 5.250 mm.

O Parabellum 9 x19 mm (mundialmente conhecido como Luger 9 mm) é um cartucho de pistola introduzido em 1902 pelo fabricante de armas alemão Deutsche Waffen und Munitionsfabriken (DWM) para sua pistola Luger. Por causa disto, ele é chamado universalmente como cartucho Luger 9mm. O cartucho que lhe deu origem foi o Parabellum 7,65 x 22mm, este próprio descendente do cartucho Borchardt 7,65 x 25mm. O Parabellum 9 mm é usado em pistolas, submetralhadoras e carabinas.

A figura 3 mostra o calibre sendo usado como medida de diâmetro e comprimento do cano da arma.


Figura 3

2 comentários:

Anônimo disse...

VENDEMOS ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES DO PARAGUAI, COMPRE COM SEGURANÇA.
ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO E FAÇA UMA COTAÇÃO SEM COMPROMISSO.
ENTREGAMOS EM TODO BRASIL, ENVIAMOS POR TRANSPORTADORA DE CONFIANÇA.

SITE: www.armas380.com (copie e cole para facilitar)

www.armas380 disse...

##################################################################
COMPRE ARMAS COM QUEM É ESPECIALISTA NO RAMO!
VISITE O NOSSO SITE -> www.armas380.blogspot.com
##################################################################
Para Comprar Armas de Fogos Entre em Contato
através do nosso site, www.armas380.blogspot.com
"Copie e Cole o nosso link para facilitar"
##################################################################
***Atenção*** ***Atenção*** ***Atenção***
Não somos responsáveis por este blogger, apenas
estamos anunciando o nosso trabalho aqui ok!
##################################################################
Aguardo seu contato, obrigado!
##################################################################