domingo, 14 de outubro de 2012

Adolf Hitler, Jesse Owens e o Mito Olímpico de 1936

HNN, 08/07/2002

Todo mundo sabe que na Olimpíada de 1936, Hitler esnobou Jesse Owens. Como conta a estória, após Owens ganhar uma medalha de ouro, Hitler, enfurecido, deixou o Estádio Olímpico de modo que ele não teria que cumprimentar Owens por sua vitória.

Tal comportamento teria sido perfeitamente previsível, mas isso não aconteceu. William J. Baker, biógrafo de Owens, diz que os jornais criaram essa estória. O próprio Owens originalmente insistiu que não era verdade, mas eventualmente ele começou a dizer que era, aparentemente para não ser o único a contradizê-la.

Os fatos são simples. Hitler não cumprimentou Owens, mas naquele dia ele não cumprimentou ninguém, nem mesmo os vencedores alemães. Na verdade, Hitler não cumprimentou ninguém após o primeiro dia de competições. No primeiro dia ele cumprimentou todos os vencedores alemães, mas isso lhe trouxe problemas com o Comitê Olímpico. Eles lhe disseram para manter a neutralidade olímpica, ou seja, ou ele cumprimentaria todos ou ninguém. Hitler decidiu a segunda opção.


 

Hitler esnobaria um atleta negro americano, mas era Cornelius Johnson, e não Jesse Owens. Aconteceu no primeiro dia do encontro. Antes de Johnson ser premiado, Hitler deixou o estádio. Um porta-voz do governo disse que a saída de Hitler havia sido pré-programada, mas ninguém acredita nisso.

Muitos outros enganos sobre a Olímpiada de 1936 ainda são aceitos. Não somente Owens não foi ignorado por Hitler como não foi vaiado pela platéia alemã no estádio de Berlim. Baker relata que Owens capturou tanto o imaginário popular que ele recebeu diversas ovações acaloradas. Qwens havia sido preparado para uma recepção hostil; um treinador o havia alertado antecipadamente para não ficar chateado por qualquer coisa que pudesse acontecer no pódio. "Ignore os insultos," foi dito a Owens, "e você ficará bem." Mais tarde, Owens lembrou que ele recebeu as maiores ovações de sua carreira em Berlim.


 

Outra crença popular é a de que os jogos marcaram um momento humilhante para os nazistas porque uns poucos negros receberam uma porção de medalhas enquanto Hitler havia predito que atletas arianos seriam os grandes vencedores, prova das habilidades sobrehumanas da raça branca. Na realidade, a competição foi tudo menos uma humilhação para os alemães. É esquecido de que a Alemanha conquistou mais medalhas do que todos os outros países reunidos. Hitler ficou satisfeito com o resultado.

http://hnn.us/articles/571.html

Tópico Relacionado

http://epaubel.blogspot.com.br/2012/05/hitler-cumprimentou-jesse-owens-em-1936.html

Nenhum comentário: