quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

[POL] Carta de Neville Chamberlain à Juventude Hitlerista

The Washington Examiner, 28/01/2013

 
Nova evidência do quão longe foi a simpatia do antigo Primeiro Ministro Neville Chamberlain pela Alemanha de Adolf Hitler foi descoberta em uma carta de 1938 escrita para o Movimento Jovem Alemão saudando sua liderança e simbolismo.

“Todas as esperanças da Alemanha estão em suas mãos; para o seu cuidado está o comprometimento com sua herança nacional e tradições, sua honra e prosperidade nacional. Tudo isto é confiado a vocês para ser guardado com segurança, e estou confiante de que vocês provarão ser dignos de confiança,” escreveu Chamberlain no escritório de Whitehall,  10 Dowing Street (N. do T.: residência oficial e o escritório do primeiro-ministro do Reino Unido).

Ele acrescentou: “Vocês têm uma responsabilidade pelo futuro de seu país; mas vocês também têm, em comum com a juventude de outras nações, uma responsabilidade conjunta pelo futuro do mundo. Já é, e no futuro será ainda mais, a prosperidade das organizações juvenis agora florescendo em muitas terras que nutrirá – através do intercâmbio Intelectual de visitas e outros meios –o entendimento entre as nações, o qual é muito essencial para a diminuição das diferenças e o apaziguamento do mundo.”

O documento extraordinário, junto com uma cópia da revista da Juventude Hitlerista que a publicou, está para ser leiloado este mês. A empresa Alexander Historical Auctions estima o valor entre U$ 3.000 e U$ 4.000.

O presidente da Alexander, Bill Panagopulos, notou a ironia na carta, a qual precedeu a política de apaziguamento de Chamberlain com Hitler seguida pela Segunda Guerra Mundial.

“Olhando esta carta de um ponto de vista histórico, maior conteúdo irônico não poderia caber em duas páginas: esta mesma Juventude Hitlerista, de fato, visitou outros países, muitos em um ou dois anos, mas eles vestiam uniformes militares e estariam dirigindo tanques e aeronaves,” disse Panagopulos. “E, é claro, o ‘apaziguamento’ que o próprio Chamberlain praticaria uns poucos meses depois, ao ceder os Sudetos para a Alemanha, somente reforçaria Hitler a atacar a Polônia em 1939. Conteúdo excelente demonstrando a ingenuidade de Chamberlain ao negociar com Hitler e a mentalidade nazista.”

O leilão acontece em 30-31 de janeiro. Ele inclui centenas de outros artefatos históricos e raros.

 

Nenhum comentário: