terça-feira, 31 de julho de 2012

[ARM] O Míssil Intercontinental de Hitler

Planos de Hitler encontrados; mísseis alados poderosos deveriam ser usados em 1946.

Popular Science, outubro de 1947


Quando a invasão aliada atrapalhou os planos nazistas, eles tinham um foguete supersônico, com 5.000 km de alcance, em operação. No estágio de desenvolvimento estava seu sucessor - um verdadeiro bombardeiro-foguete de velocidade e alcance idênticos. Os planos originais são mostrados na figura 2.

Os projetos de foguetes de Hitler eram os equivalentes ao Projeto Manhattan da América. Os planos da bomba atômica ainda estão mantidos em segredo, mas os planos detalhados nazistas para a guerra transoceânica por controle automático foram expostos publicamente. Eles são uma provas de desenvolvimentos que podem ser razoavelmente esperados se houver outra guerra.

Se a invasão da Europa tivesse sido adiada por seis meses, os mísseis autômatos alemães e bombardeiros-foguetes pilotados estariam cruzando o Atlântico. O bombardeio de Nova York estava programado para o início de 1946.

Em 1943, os principais cientistas da Alemanha estavam incumbidos de trabalhar na série A de foguetes guiados e pilotados. Os três primeiros destes foguetes foram projetados para pesquisa básica em aerodinâmica, estruturas aeronáuticas e propulsão. O primeiro modelo "comercial" foi o A-4, melhor conhecido como V-2, que fez uma estreia devastadora em solo britânico em 8 de setembro de 1944.

O A-4 foi um produto da série A muito avançado para provocar um grande número de mortes enquanto que os cientistas de Hitler desenvolveram mísseis mais mortais e de maior alcance. Em seguida, veio o A-5, que tinha metade do tamanho do A-4. Ele foi usado para experimentos em novos mecanismos de controle. Ele foi seguido pelo A-6, projetado para testes em velocidades supersônicas.

Mas alcance era o que os nazistas procuravam - alcance para alcançar os Estados Unidos. E asas teriam sido dadas a eles. Asas teriam permitido a um foguete, após atingidos a velocidade e altitude máximas, escorregar e pular o ar rarefeito da ionosfera e o ar pesado da atmosfera. O modelo experimental era o A-7, uma versão alada do pequeno A-5; então, o A-4 (V-2) estendia asas para tornar-se o A-8, seguido pelo A-9, que usava ácido ao invés de oxigênio como oxidante. As bombas de combustível do A-9 eram acionadas por uma turbina usando peróxido de hidrogênio e permanganato de cálcio.

Figura 1

Impulsionador para Altitude

O próximo problema foi conseguir levar o A-9 para a ionosfera no início de sua jornada balística através do Atlântico. Seu suprimento próprio de combustível era insuficiente. A resposta estava no A-10, um foguete do tipo booster de 8,6 toneladas, dos quais 6,3 toneladas seriam combustível. Este impulsionador era para carregar o A-9 para a ionosfera a 4.165 km/h. Quando o combustível terminasse, o impulsionador seria descartado e o motor-foguete do A-9 assumiria, aumentando a velocidade do míssil para 10.000 km/h.

Os cientistas de Hitler, com a típica precisão alemã, tentaram de tudo. Eles projetaram cerca de 138 mísseis de vários tipos. Para motores eles usaram modelos com exaustão a jato, turbinas a gás, turbojatos, ramjets e foguetes puros. Nos combustíveis, eles experimentaram ácido nítrico e misturas de compostos de xilidina (isômero do xileno, que é um derivado do benzeno) e aminas; outros incluíam oxigênio gasoso e carvão em pó.


Figura 2


Excesso de Sistemas de Controle

No campo dos controles, eles diversificaram dos métodos iniciais de controle direto por cabo de um avião "mãe" para o uso do rádio, radar, onda contínua, infravermelho, raios de luz e magnetismo. um míssil tinha uma televisão montada na ogiva. Ligada a cerca de 4,25 km do alvo, ela permitia que os controladores na base de lançamento direcionar o foguete visualmente a uma instalação predial específica, tal como um depósito de munição.

Um dispositivo de controle recusou-se a ser controlado. Neste caso, o míssil supostamente deveria seguir um raio de energia de um equipamento de radar, o qual apontava para um alvo inimigo. Em um vôo de teste, contudo, o míssil inverteu a direção de vôo e seguiu o raio para um impacto direto na estação de controle. Após este acidente, os cientistas nazistas favoreceram dispositivos embarcados sensíveis a calor ou som.

Os nazistas também tiveram outros problemas. Eles estavam atrasados em relação a nós em algumas pesquisas básicas, tal como energia nuclear para ogivas e ligas que pudessem resistir ao calor terrível gerado desenvolvido pelos motores a foguete. Os ácidos que eles usavam tinham a tendência a corroer vasos e tubulações; explosões no solo eram freqüentes e as fatalidades altas. Mas não resta dúvidas que os cientistas de Hitler estavam 10 anos à nossa frente na guerra automática.

Apesar de a combinação do A-9 mais o A-10 ser a última palavra na série de mísseis de longo alcance da série A, todos os estudos de projeto e cálculos foram feitos para o próximo passo - o verdadeiro bombardeiro-foguete. Equipado com trem de pouso e um compartimento de bomba, ele teria sido capaz de despejar suas bombas e incendiar-se após sua viagem transoceânica. Com um motor a propelente líquido pesando 1,2 toneladas e desenvolver um empuxo de 890 kN, ele teria atravessado o Atlântico, da Alemanha até Nova York, em 40 minutos.

Somente o tempo preveniu Hitler de vangloriar-se em 1944 após assistir as primeiras tentativas de disparo de suas "armas secretas": "... Eles não são o produto de sonhadores... e o mundo inteiro logo sentirá seu efeito."*


* Como muitas frases supostamente atribuídas a Hitler, o autor do texto não fornece nenhuma referência.

Nenhum comentário: