Treze décadas após Appomattox[1], as perguntas permanecem: Foi um conflito irrepreensível? Foi uma guerra necessária? Foi, como Churchill escreveu, o mais nobre e evitável dos grandes conflitos que se tem registro? Foi uma guerra justa? O que aconteceu com a grande questão tarifária que dividiu e estremeceu a nação juntamente com a escravidão nas décadas antes da guerra? Existem lições para nós nesta maior das tragédias onde todos os mortos foram americanos?
Após
tal guerra, é o vitorioso que escreve a história. Isto é certamente correto
para a Guerra Civil. Entre os grandes mitos ensinados para as crianças
americanas tem sido que o "“Grande Emancipador”, Abraham Lincoln, foi
eleito para libertar os escravos, que a Guerra Civil Americana foi lutada para
terminar com a escravidão nos Estados Unidos.
Isto
é fábula. Mesmo o nome dado a esta guerra terrível está errado. Uma guerra
civil é uma luta pelo poder dentro de uma nação, como a Guerra das Rosas[2], ou
a guerra horrível entre os bolchevistas e czaristas na Rússia, Vermelhos e
Brancos após a Revolução de Outubro de Lênin. Os combatentes de 1861 a 1865 não
estavam lutando por quem governaria os Estados Unidos. O sul nunca contestou a
eleição de Lincoln. O sul apenas queria ser livre da União.
A
guerra não era sobre quem governaria em Washington, mas quem governaria na
Carolina do Sul, Georgia e os cinco estados do Golfo que tinham se separado na
época do Forte Sumter[3]. Do ponto de vista do Norte, esta era uma Guerra de
Secessão do Sul, uma Guerra para preservar a União. Para o Sul, esta era uma
Guerra de independência.
O Nascimento de um Mito
Na
dedicatória da Batalha de Gettysburg, em 19 de novembro de 1863, três anos após
a eleição de Lincoln, o Grande Mito nasceu. Lá, Abraham Lincoln declarou que a
guerra era, acima de tudo, por igualdade.
Oitenta e sete anos atrás, nossos pais trouxeram a
este continente uma nova nação, concebida na Liberdade, e se dedicaram ao
propósito de que todos os homens são criados iguais.
Agora, estamos envolvidos em uma grande guerra
civil, testando se aquela nação, ou qualquer nação assim concebida e dedicada,
pode sobreviver.
Mas
oitenta e sete anos antes de Lincoln falar era 1776. A nova nação pode ter sido
concebida em 1776, mas não foi somente até 1788 após os nove estados terem
ratificado a Constituição. Na Constituição, homens livres, brancos e negros, eram
iguais. Mas a escravidão, a antítese da igualdade, foi protegida. Por iniciativa
de Benjamin Franklin, escravos seriam considerados como três quintos de uma
pessoa para objetivo de representação no Congresso. Por mais duro que seja, é
mais correto dizer que a escravidão, a essência da desigualdade, foi incluída
na Constituição da nova nação.
Além
disso, ao voltar a 1776, Lincoln invocou, em defesa de uma guerra para esmagar
uma rebelião, o mais poderoso declaração em nome da rebelião. A Declaração de
Independência não é sobre preservar a união. É uma declaração de secessão; é
sobre o Direito do Povo de alterar ou abolir uma forma de governo e instituir
um novo Governo, estabelecendo sua Fundação em tais Princípios, e organizar
seus Poderes em tal forma, no sentido de garantir sua segurança e felicidade. É
sobre o direito de uma pessoa em dissolver os laços políticos que conectaram um
ao outro e assumir, entre os poderes da Terra,
a Estação separada e igual a que as
leis da natureza e do Deus da natureza
lhes dá direito.
As palavras de
Lincoln, eloquentes como elas são, são uma absoluta audácia. Como Garry Wills
escreve apropriadamente, Lincoln, em Gettysburg,
desempenhou um dos atos mais audaciosos ao ar livre
jamais presenciados pelos inocentes. Todos naquela multidão de milhares estavam
tendo seus bolsos intelectuais roubados. A multidão partiu com uma nova coisa
em sua bagagem intelectual, que a nova constituição que Lincoln havia
substituído por uma que eles levaram lá com eles. Eles partiram, daquelas
sepulturas curvas na encosta, sob um céu alterado, em uma América diferente. Lincoln
revolucionou a Revolução, dando às pessoas um novo passado com que viver que
mudaria seu futuro indefinidamente.
Ao ler o
discurso de Lincoln, muitos, norte e sul, ficaram impressionados. Ao sugerir
que a guerra terrível era sobre igualdade, o que estava fazendo o presidente?
Citando a Constituição ao lado do Presidente, o Chicago Times acusou Lincoln de trair ambos o sagrado documento que
ele jurou defender e os homens que haviam morrido por ele:
Foi para defender
esta Constituição, e a União criada por ela, que nossos oficiais e soldados deram suas vidas em Gettysburg. Como ele se atreve, então, de pé sobre as suas
sepulturas, deturpar a causa pela qual eles morreram, e difamar os estadistas
que fundaram o governo?
Mesmo que Lincoln falasse, a
escravidão era ainda legal em Washington, a sede de governo, assim como em
Maryland, Missouri, Kentucky, Virgínia do Oeste, Delaware e as áreas do Tenesse
que permaneceram leais.
A Proclamação de Emancipação
de 1º. de janeiro de 1863, libertou somente os escravos naqueles estados que
ainda estavam em rebelião. Todos os outros escravos permaneceram propriedade
protegida de seus mestres. O Primeiro Ministro Palmerston notou com deleite que
Lincoln aboliu a escravidão onde ele não tinha o poder de fazê-lo, enquanto
protegia a escravidão onde ele tinha o poder de destruí-la. De fato, quando
emitiu a proclamação, Lincoln confessou a seu secretário que ele só havia feito
isso como uma “necessidade militar” após a Primeira e Segunda Batalha de
Manassas, a campanha do Vale de Jackson, a Batalha dos Sete Dias,
Chancellorsville, Fredericksburg e o atoleiro de Antietam:
As coisas tinham ido de ruim para o pior, até que senti que precisávamos
alcançar o fim da corda no plano de operação que estávamos perseguindo; que
tínhamos que jogar nossa última carta, e assim mudar nossa tática, ou perder o
jogo. Estou agora determinado a adotar a política de emancipação.
Longe de ser uma celebração
universal, a Proclamação de Emancipação foi lembrada por muitos, mesmo na
Inglaterra aboliscionista, como uma arma de guerra cínica e terrível,
estabelecida por Lincoln em desespero. Como Sheldon Vanauken afirma em A Ilusão Deslumbrante: A Simpatia Inglesa
pela Confederação do Sul (1989):
Os estados confederados deveriam ganhar a guerra. Somente alguns dias
antes, Lee tinha derrotado Burnside em Fredericksburg. A proclamação libertou
todos os escravos dentro das linhas confederadas. Estes escravos foram
agrupados em plantações isoladas, controladas na maior parte por mulheres, já
que seus maridos estavam alistados. O único efeito resultante da proclamação
seria a insurreição servil de horror (para a qual John Brown foi enforcado por
incitar). Tanto um levante escravo ou nada. Então, os ingleses viram isso. A
falsidade de Lincoln foi lembrada como prova de duas coisas: sua negação
inicial de qualquer direito ou desejo de libertar os escravos; e,
especialmente, sua negação em libertar os escravos no Kentucky leal e outras
áreas dos Estados Unidos ou mesmo em áreas confederadas ocupadas pelas tropas
dos Estados Unidos, tais como Nova Orleans. Deve ter sido lembradas que (na
Inglaterra) os horrores do mutim indiano, assim como o levante escravo em São
Domingo, estavam na cabeça de todos.
O efeito da proclamação sobre
muitos nas fileiras da União foi o mesmo. Eles tinham ido à guerra não para
libertar os escravos, mas para preservar a nação! Como James McPherson escreve
em Pelo que eles lutaram, 1861 – 1865,
Muitos soldados acreditavam que a proclamação tinha mudado o propósito da
guerra. Eles se sentiram traídos. Eles queriam arriscar suas vidas pela União,
eles diziam, mas não pelos negros libertos. As taxas de deserção aumentaram de
forma alarmante. Muitos soldados culparam a Proclamação de Emancipação.
Fechando seu discurso, Lincoln
falou da responsabilidade imposta aos americanos por aqueles que tinham morrido
na grande batalha. “Estamos aqui resolutos,” ele disse, em suas palavras
imortais, “que estes mortos não tenham morrido em vão, que esta nação, sob
Deus, deve ter um novo nascimento de liberdade e que o governo do povo, pelo
povo e para o povo não desapareça da terra.” Se os sulistas acharam isto
incrível, é totalmente compreensível.
Os confederados nunca tentaram
provocar a morte do Governo dos Estados Unidos. Foi a União que procurava matar
a Confederação e os governos dos 11 estados sulistas. Tivesse o Sul desejado a
morte do governo, o exército confederado teria marchado para a capital de
Lincoln após a Primeira Batalha de Manassas em junho de 1861, quando o exército
da União tinha sido colocado na estrada para Washington em retirada total. O
sul não queria isto; o sul queria ser apenas livre.
Enquanto que Lincoln
certamente sabia que suas palavras eloquentes seriam notadas, e lembradas, ele
não poderia ter sabido que suas breves palavras tornar-se-iam o discurso mais
famoso da história americana. Nem existe evidência que Lincoln, neste momento,
deliberadamente aumentou os objetivos da guerra da União. Mas em Gettysburg, os
objetivos da guerra da União foram aumentados, dramaticamente. Naquele
discurso, eles foram além de qualquer coisa que Lincoln tinha anunciado antes
da guerra começar. De fato, se a igualdade racial era agora o objetivo de
Lincoln e da União, então o próprio Lincoln havia mudado. Para o Abraham
Lincoln de 1861 não havia o campeão da igualdade social e racial.
Nós não podemos torná-los iguais
O Lincoln que os americanos
conhecem, a figura paterna com a sabedoria e inteligência maravilhosa, que veio
de Illinóis para libertar os escravos e acreditava na igualdade racial, que
marcharia com Martin Luther King Jr. seria irreconhecível para seus
contemporâneos. Mesmo que Lincoln ainda em 1854 tivesse condenado a escravidão
como “uma monstruosa injustiça”, e bravamente tenha tomado o lado
antiescravagista nos debates do Senado com Stephen A. Douglas, aqui está o
candidato republicano ao Senado dos Estados Unidos em campanha política em
Charleston, Illinóis, em 18 de setembro de 1858 após ter sido atraído pelo
“gigante pequeno” para explicar qual sua opinião sobre o casamento entre raças,
e sobre a igualdade social e política:
Direi então que não sou, nem nunca fui, a favor de realizar a igualdade
social e política das raças branca e negra, que não sou e nunca fui a favor de
tornar jurados ou eleitores os negros, nem qualificá-los para serviços
administrativos, nem no casamento interacial com o povo branco; e direi além
disso que existe uma diferença física entre as raças branca e negra que
acredito proibirá para sempre que duas raças vivendo juntas em termos de
igualdade social e política. E na medida em que elas não podem assim viver, e
tanto quanto qualquer outro homem, sou a favor de ter uma posição superior
garantida para a raça branca.
Quatro
anos antes, em Peoria, em 16 de outubro de 1854, Lincoln confessou sua
ambivalência com relação ao que deveria ser feito com a escravidão, e com os
negros libertos se a escravidão fosse abolida:
Se todo o poder terreno fosse dado a mim, não
saberia o que fazer, quanto à instituição existente. Meu primeiro impulso seria
libertar todos os escravos, e enviá-los para a Libéria, para sua própria terra
nativa. (Mas libertá-los) e fazê-los politica e socialmente nossos semelhantes?
Meus próprios sentimentos não admitem isso; e se os meus seriam assim, sabemos
bem que aqueles da grande maioria do povo branco não será. Um sentimento
universal, sendo bem ou mal fundado, não pode ser seguramente negligenciado.
Não podemos, então, torna-los iguais.
Três
anos depois, em junho de 1857, em Springfield, Lincoln ainda pensava na ideia
de repatriar os escravos libertos a seu continente nativo:
Tal separação, se efetuada, deve ser feita pela
colonização; o que a colonização mais precisa é um desejo de coração. Deixe-nos
acreditar que é moralmente certo transferir os africanos para sua terra natal,
e deveremos encontrar um meio de fazê-lo, por maior que seja essa tarefa.
Ao
sugerir a colonização, Lincoln estava ecoando o pensamento de homens com maior
nível de educação, como Jefferson e Madison. Em 1829, o autor da Constituição
tornou-se presidente da Sociedade de Colonização Americana, fundada por John
Rundolph e Henry Clay após a guerra de 1812, na crença de que este plano de
retornar os escravos para a África representava o modo mais justo de se livrar
daquela crise longa purulenta. Clay, o ídolo de Lincoln, defendeu o retorno dos
escravos para a África ao longo de toda a sua carreira. Ao homenagear Clay em
Springfield em 6 de julho de 1852, Lincoln celebrou sua longa associação
heroica com a Sociedade de Colonização Americana, e citou o discurso de Clay de
1827 àquela sociedade:
Há uma conveniência moral na ideia de retornar
para a África suas crianças, cujos ancestrais foram arrancados dela pela mão
cruel da fraude e violência. Colocados em uma terra estrangeira, eles vão levar
para sua terra natal os frutos da religião, civilização, lei e liberdade.
Em
aprovação sentimental às palavras de Clay, Lincoln declarou:
A sugestão da possível redenção total da raça
africana e do continente africano foi feita vinte e cinco anos atrás. Todo ano
que passou desde então acrescentou força à esperança desta realização. Que ela
seja realizada!
A
gradual repatriação e retorno de todos os escravos para a África, disse Lincoln
nas palavras de encerramento de seu longo elogio, seria uma consumação gloriosa
para a grande contribuição ao seu país.
As
palavras de Lincoln na década anterior à sua presidência são chocantes aos
ouvidos modernos. Mas tudo o que elas dizem é isso: em termos de igualdade
racial, Lincoln em 1858 era um homem de sua época e lugar. Como quase todos os
homens brancos de sua idade, ele acreditava que as raças deveriam viver em
separado. Isto é confirmado pelo seu admirador ardente, o general Don Piatt,
que considerava Lincoln a grande figura histórica surgindo em nossa história. Após
encontrar-se com o presidente eleito em Springfield, Piatt escreveu na partida
de Lincoln para Washington:
Expressando nenhuma simpatia pelo escravo,
(Lincoln) riu dos abolicionistas. Não estávamos longe de chegar à verdade, e a
razão para isso, no homem diante de nós. Descendente de brancos pobres de um
Estado escravagista, por muitas gerações, ele herdou o desprezo,
se não o ódio, desta classe pelo negro.
Um
homem deve ser medido em relação à sua época. Como o próprio Lincoln disse em
seu segundo discurso inaugural: “Não julgue o que não pode ser julgado.” A
posição de Lincoln sobre a escravidão, que era má, que ele não seria parte
disso era a de um político corajoso de princípios. Quanto às suas visões sobre
igualdade racial, elas eram as visões de quase todos os seus compatriotas. Mas
se Lincoln não fosse à guerra para tornar os homens iguais, ele teria ido à
guerra para libertá-los para acabar com a maldade da escravidão? Para responder
a essa questão, esta foi uma guerra justa? Temos que compreender por que os
dois lados lutaram.
As Concessões de Lincoln ao Sul
Diferentemente do Lincoln no campo de Gettysburg em 1863, o Lincoln que entrou em Washington disfarçado na calada da noite no inverno de 1861 não tinha nenhuma intenção de libertar quaisquer escravos. Nem tinha o Sul qualquer razão para temer que Lincoln aboliria, ou pudesse abolir, a escravidão. A Suprema Corte era dominada por sulistas, liderada pelo Juiz Roger Taney da decisão de Dred Scott de 1857[4]. Não havia qualquer ameaça à escravidão naquela época. E, durante a campanha de 1860, Lincoln repetidamente garantiu ao sul que ele não faria nenhuma tentativa de extinguir a escravidão.
Apreensão parece existir entre os povos dos
Estados sulistas, que pela ascensão de uma Administração Republicana, sua
propriedade e sua paz e segurança pessoal estão em perigo. Nunca houve qualquer
motivo razoável para tal apreensão. De fato, a evidência mais ampla do
contrário sempre existiu, e esteve aberta para sua inspeção. É encontrado em
quase todos os discursos publicados da pessoa que vos fala agora. Eu cito um
desses discursos quando declaro que não tenho nenhuma pretensão, direta ou
indiretamente, em interferir com a instituição da escravidão nos Estados onde
ela existe. Acredito que não tenho nenhum direito legal de fazê-lo, e não tenho
nenhuma intenção mesmo. Aqueles que me indicaram e votaram em mim o fizeram com
conhecimento total de que eu fiz isso, e muitas outras declarações semelhantes,
e nunca me retratei delas.
A
plataforma do seu partido, disse Lincoln, garantia o direito inviolável de cada
estado controlar suas próprias instituições domésticas. Em uma crítica
contundente à incursão de John Brown, Lincoln notou em seu discurso inaugural
que, em sua plataforma de 1860, os republicanos denunciaram a invasão ilegal
por força armada do solo de qualquer Estado ou território, não interessando
qual pretexto, como um crime grave.
A Carolina do Sul havia se separado, alegando que os Estados Unidos
não estavam conseguindo manter o fornecimento de escravo fugitivos da Constituição. Mas Lincoln
assegurou aos sulistas que seus escravos fugitivos seriam retornados:
Há muita controvérsia sobre a entrega de fugitivos
do serviço ou trabalho. A cláusula que agora leio está claramente escrita na
Constituição assim como outra de suas provisões: Nenhuma pessoa mantida em
serviço ou trabalho em um Estado, sob as leis publicadas, escapando para outro
deve, em consequência de qualquer lei ou regulamento, ser liberada de tal
serviço ou trabalho, mas sim entregue à parte para quem tal serviço ou trabalho
ela deve.
Lincoln
está chamando aqui uma nova lei federal para fugitivos para reforçar a
obrigação constitucional do Congresso de que escravos fugitivos devem ser
entregues aos seus mestres. Ao capturar e retornar escravos fugitivos, disse
Lincoln, alguns observadores favorecem a autoridade do estado, outros a
autoridade do governo federal. Mas ele perguntou: Qual é a diferença? Se o
escravo deve ser rendido, haverá pouca consequência para ele qual autoridade foi.
A
questão na qual os republicanos estavam unidos era que a extensão da escravidão
a novos estados deveria ser interrompida. Lincoln não recuou desta posição no
seu discurso inaugural. Mas ele ofereceu uma garantia ao Sul que onde a
escravidão existia, poderia ser feito uma instituição permanente, por uma nova
emenda constitucional.
Uma parte de nosso país acredita que a escravidão
é certa, e deve ser estendida, enquanto os outros acreditam que ela é errada, e
não deve ser estendida. Esta é a única disputa substancial. Compreendo que uma
emenda proposta à Constituição passou pelo Congresso, para efeito de governo
federal, que ele não deve nunca intervir nas instituições domésticas dos
Estados, incluindo aquelas de pessoas mantidas em serviço. Para evitar erro de
entendimento do que falei, parto de minha proposta de não falar de emendas
particulares, tanto quanto dizer que, mantendo tal provisão para agora
implicará em lei constitucional, não tenho nenhuma objeção para a sua adopção expressa
e irrevogável.
Assim,
nesta concessão final, Lincoln diz que ele não se oporá a uma emenda
constitucional para tornar a escravidão permanente nos 15 estados onde ela
existia. As primeiras treze emendas da Constituição que Abraham Lincoln
endossou, então, não acabaram com a escravidão, mas sim a teriam autorizado
para sempre. Qualquer abolicionista deve ter ficado horrorizado com o discurso
inaugural de Lincoln.
Existe
uma defesa moral da oferta de Lincoln para tornar permanente uma instituição
que todos hoje concordam ser odiosa e má? Somente isto: se não foi errado para
os Fundadores aceitar a escravidão como o preço de uma constituição para
estabelecer os Estados Unidos, não pode ser errado para Lincoln reafirmar a
concessão dos Fundadores para reparar e restaurar seu país fragmentado. Ao
apaziguar o Sul com a escravidão, Lincoln estava sendo fiel à sua missão como
presidente em unir sua nação dividida. Ele também estava sendo sincero à sua
crença que se a escravidão ficasse restrita onde ela existia, então ela encolheria
e morreria.
Na
dedicatória do Monumento do Homem Liberto em Washington em 1876, uma escultura
mostrando um escravo de joelhos olhando em gratidão para a face benevolente do
Grande Emancipador, Frederick Douglas assombrou uma plateia, incluindo o presidente
Ulysses S. Grant, ao dizer que Lincoln era o presidente dos brancos,
inteiramente devotado ao bem estar do povo branco. Olhando do ponto de vista da abolição,
Frederick Douglass continuou, "O Sr. Lincoln parecia
atrasado, frio, sem graça e indiferente, mas medindo-o pelo sentimento de seu país, ele foi rápido, zeloso, radical e determinado."
Uma avaliação não injusta.
A
escravidão provocou a guerra? Em 1927, os historiadores Charles e Mary Beard
produziram seu primeiro e famoso estudo aprofundado da história americana, A Ascensão da Civilização Americana. Ele
atraiu a atenção de acadêmicos e juristas. Após examinar cuidadosamente os
fatos relacionados à escravidão e à Guerra Civil, eles concluíram:
Desde que, portanto, a abolição da escravidão nunca
apareceu na plataforma de qualquer grande partido político, desde que o único
apelo jamais feito ao eleitorado em relação a isso foi rejeitado
desdenhosamente, desde que o porta-voz dos republicanos (Lincoln) declarou
enfaticamente que seu partido jamais pretendia interferir na escravidão nos
estados de qualquer forma, parece razoável assumir que a instituição da
escravidão não foi a questão fundamental durante a época precedente ao
bombardeio do Forte Sumter.
Para
aqueles que ainda acham que Lincoln e a União foram à guerra para tornar homens
livres, como eles respondem ao fato que quando a guerra começou, com os tiros
contra o Forte Sumter, havia mais escravos nos estados da União (oito) do que
na Confederação (sete)? Quatro Estados sulistas, Virgínia, Carolina do Norte,
Tennesse e Arkansas permaneceram leais. Eles não queriam se separar; eles só o
fizeram depois que Lincoln reuniu 75.000 voluntários para um exército para
invadir e subjugar o extremo sul. Este exército teria que passar pelo sul superior,
o qual teria que se juntar a uma guerra contra seus conterrâneos. O sul
superior não faria isso. Foi o chamado para a guerra de Lincoln contra os já
separados estados do extremo sul que fez com que Virgínia, Carolina do Norte,
Tennesse e Arkansas deixassem a União na qual eles queriam permanecer.
Antes do Forte Sumter, a Confederação enviou emissários para Washington para discutir um compromisso. Lincoln se recusou a encontrar-se com eles, porque ele se recusava a conferir legitimidade a uma conferência sobre a separação. Contra o conselho do chefe do exército general Winfield Scott, do Secretário de Estado William H. Seward, do Secretário de Guerra Simon Cameron e do Secretário da Marinha Gideon Welles, todos que defendiam a evacuação do Forte Sumter, ele enviou o navio Estrela do Mar para recarregar o forte com suprimentos. Vendo isto como uma provocação, os sulistas atiraram contra o forte e a bandeira americana, e a grande guerra estava a caminho.
E
os sulistas talvez não estivessem errados em sua crença de que Lincoln tinha
provocado o conflito. Como o presidente escreveu com total satisfação para o
Secretário Assistente da Marinha Gustavus Fox, comandante da expedição ao Forte
Sumter, em 1º. de maio de 1861:
Você e eu antecipamos que a causa do país seria
conseguida ao fazer a tentativa de abastecimento do Forte Sumpter (sic), mesmo
se falhasse; e não é menos consolador agora sentir que nossa antecipação é
justificada pelo resultado.
Tal
como Polk antes dele e Wilson e Franklin Roosevelt após, Lincoln manobrou seu
inimigo para atirar primeiro.
O Sul tinha o direito de se separar?
Na
era moderna, lemos mais e mais que os grandes líderes sulistas eram traidores. Robert
E. Lee, Thomas J. Stonewall Jackson e Jefferson Davies, todos heróis da Guerra
Mexicana, contudo, eram não mais nem menos traidores que Washington, Adams e
Jefferson em relação à Grã-Bretanha. Na Academia militar de West Point, que
George E. Pickett, Stonewall Jackson e Joe Johnston estudaram, o livro jurídico
constitucional que todos os três generais confederados estudaram, Uma Visão da Constituição dos Estados Unidos
de William Rawle, um abolicionista da Filadélfia e juiz da Suprema Corte,
ensinava que os estados tinham o direito de se separar: negar esse direito
seria inconsistente com o princípio no qual todos os nossos sistemas políticos
são baseados, qual seja, que as pessoas têm em todos os casos o direito de
determinar como querem ser governados.
Os
oficiais da União também estudaram Rawle. De fato, a ideia de supremacia do
estado, de direitos dos estados para anular leis federais, e de um direito de
se separar se o assunto fosse realmente grave, tinham uma longa e notável
história na América. Nas Resoluções do Kentucky e da Virgínia de 1798 e 1799,
Jefferson e Madison, autores respectivamente da Declaração de Independência e
da Constituição, enfurecidos com a prisão dos editores sob os Atos de
Estrangeiros e Sedição, argumentaram que os estados tinham um direito de anular
lei federal claramente inconstitucional[5].
Entre
1800 e 1815, três tentativas sérias foram feitas pelos federalistas da Nova
Inglaterra em se separar na época da compra da Louisiana em 1803, no Ato de
Embargo de Jefferson de 1807 e na Guerra de Madison de 1812. O líder
separatista era um herói de guerra revolucionário e membro do Gabinete de
Washington, o senador do Massachusetts Timothy Pickering. Os federalistas se
espelharam nas causas da Carolina do Sul: o que eles viam era um regime
intolerável, interferência com o comércio, incompatibilidade com os povos
estrangeiros (alemães e irlandeses-escoceses), e uma convicção de que a União
estava sendo governada em benefício do Sul. Disse Pickering em 1803:
“Anteciparei uma nova confederação, longe da influência corrupta e corruptora
dos democratas aristocráticos do Sul.”
Por
uma ironia do destino, o rival de Jefferson, Alexander Hamilton, que tornou
Jefferson presidente em 1801 ao persuadir seus aliados a abandonar Aaron Burr
na Casa dos Representantes na eleição apertada de 1800, provavelmente salvou a
União. Os federalistas tinham conspirado com Burr em 1804 para apoiá-lo para
governador, se Burr liderasse Nova York a uma Confederação da Nova Inglaterra.
Mas o ultraje de Burr por Hamilton, como um mercenário, corrupto, ditatorial e
perigoso, persuadiu os novaiorquinos, por 7.000 votos, a rejeitá-lo. Burr
desafiou Hamilton a um duelo e o matou. A revolta contra a morte do estadista
patriota abortou o plano dos federalistas.
Por que o Sul se separou?
Se
Lincoln não tivesse ameaçado a escravidão, por que, então, o extremo sul se
separaria? Resposta: em 1861, a América havia se tornado duas nações e dois
povos. O sul tinha evoluído para uma civilização separada e desejava ser um
país separado. Enquanto moderados como Lee queriam permanecer na União, os
militantes sulistas concluíram que, com a eleição de Lincoln, o norte tinha
ganho a grande guerra para o controle do destino nacional.
O
sul havia eleito a maior parte dos presidentes da União, seus juízes da Suprema
Corte, seus porta-vozes do Congresso. Mas, o sul jamais determinaria o destino
da nação novamente. O primeiro presidente republicano não tinha recebido um
único voto nos estados sulistas; em dez estados sulistas ele não teve nenhum
voto. Lincoln não devia nada ao sul; mas ele devia tudo aos seus inimigos, aos
admiradores de John Brown, aos industriais nortistas que conseguiram o
comprometimento de Lincoln com tarifas protecionistas que o sul acreditava
ameaçar seus negócios.
Após
décadas de um casamento tumultuado e infeliz, para o extremo sul a eleição de
Lincoln foi a gota d´agua. Eles decidiram, irrevogavelmente, pelo divórcio.
Assim, seis semanas após a eleição de Lincoln, em 2 de dezembro de 1860, a
Carolina do Sul se separou. Em 1º. De fevereiro, um mês antes da posse de
Lincoln, a Carolina do Sul foi seguida para fora da União pela Georgia,
Flórida, Alabama, Mississipi, Lousiana e Texas. Nestes estados, fortes
federais, correios, comércio e quartéis foram ocupados. Empregados federais e
tropas foram aprisionados. Mesmo assim, no dia da posse de Lincoln, quatro
meses após sua eleição, não havia guerra. Por que não?
Porque
o presidente James Buchanan não acreditava que o governo federal tinha o
direito de usar força militar para forçar estados a permanecer dentro da União.
Se a União não fosse voluntária, não era uma União verdadeira. Para o nosso
15º. Presidente, coerção era inconstitucional. Como o
professor Woodrow Wilson escreveu em Divisão e Reunião, Buchanan acreditou e
declarou que a secessão era ilegal; mas concordou com o Procurador Público que
não havia nenhum meio constitucional ou garantia de forçar um Estado a cumprir
seu papel sob a lei. Tal, de fato, na época, parecia ser a opinião geral do
país. A maior parte dos jornais nortistas concordou.
Ainda
em 13 de novembro de 1860, o Daily Union
em Bangor, Maine, defendeu o direito do Sul de se separar, dizendo que uma
União verdadeira depende para sua continuação do consentimento livre e do
desejo do povo soberano de cada estado. Quando o consentimento e desejo acabam
em cada parte, sua União acabou. Se a força militar é usada, então um estado só
pode ser mantido como uma província submetida e nunca pode ser um membro igual
da União americana.
Muitos
nortistas e abolicionistas estavam alegres de ver o extremo sul partir. O
editor abolicionista William Lloyd Garrison falou por muitos quando escreveu
que a Constituição original, protegendo a escravidão, tinha sido um pacto com a
Morte e um acordo com o Inferno. Em abril de 1861, Greeley escreveu que nove
entre dez pessoas no Norte se opunham a usar a força para retornar a Carolina
do Sul para a União. O General Scott, herói da Guerra Mexicana e comandante do
exército americano, disse dos irmãos separatistas “deixe-os ir em paz.”
Ironicamente, os irmãos separatistas eram como escravos fugitivos. Eles estavam
tentando se livrar da Casa do Pai Abraham, mas ele nãos os deixaria ir embora.
Sem Abraham Lincoln, não haveria guerra. Mas sem Lincoln, não haveria igualmente Estados Unidos hoje. Diferentemente de Buchanan, o novo presidente aceitaria a guerra, levantaria um exército de um milhão de homens e lutaria a guerra mais sangrenta jamais ocorrida no continente americano, ao invés de deixar o Sul ir embora. Os tiros confederados no Forte Sumter podem ter sido a faísca que deflagrou o conflito, mas a causa real da guerra foi a vontade de ferro de Abraham Lincoln. Assim como a Guerra Mexicana foi a guerra de Jimmy Polk, esta era a guerra do Sr. Lincoln.
Para
ganhá-la, o presidente assumiria poderes ditatoriais, suspenderia o direito
constitucional do habeas corpus,
passaria por cima das legislaturas estaduais eleitas, prenderia e manteria sem
julgamento milhares de prisioneiros políticos, fecharia jornais oposicionistas
e ordenaria exército após exército em direção do sul para dar à nação um novo
“nascimento de liberdade”, e um novo batismo de sangue e fogo.
Nenhum
mais duro, mais resoluto jamais ocupou a Casa Branca. Como os historiadores
Samuel Eliot Morison e Henry Steele Commager escreveram, Abraham Lincoln foi
Um ditador do ponto de vista da lei constitucional
americana e prática; e mesmo a segurança da República não pode justificar
certos atos cometidos sob sua autoridade. Um prefeito leal de Baltimore,
suspeito de simpatias pelo Sul, foi preso e confinado em uma fortaleza por mais
de um ano; um juiz de Maryland que havia reunido um júri para julgar atos
ilegais de funcionários do governo foi preso por soldados, surrado, arrastado
ensanguentado de seu banco e preso.
A Primeira Proclamação de Emancipação
Preservar
a União e não terminar com a escravidão era a agenda de Lincoln torna-se
evidente no primeiro ano de guerra. No verão de 1861, o general John C.
Fremont, candidato republicano para presidente em 1856, estava no comando no
Missouri. Em uma manobra desafiante, Fremont desenhou uma linha através do
estado, separando a região pró-Confederação do lado da União, e emitiu uma
ordem: qualquer civil portando arma ao norte da linha seria fuzilado. Qualquer
homem ajudando a causa separatista teria todos os seus escravos emancipados.
Um
herói nacional instantâneo para abolicionistas e membros do partido Free Soiler
nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, o general enviou suas ordens para a
aprovação presidencial. Mas Lincoln, desesperado em manter o Kentucky
pró-escravidão na União, disse a Fremont para desistir disso. Fremont se
recusou, insistindo que ele não cumpriria a menos que Lincoln emitisse uma
ordem direta. Lincoln emitiu a ordem.
A
esposa do general, a impulsiva e tensa Jessie Benton Fremont, que casou com
Fremont quando tinha 16 anos, partiu para uma viagem até Washington, carregando
um apelo escrito de seu marido. Quando ela chegou na capital, exaurida após
dias de viagem ininterrupta em uma carroça suja por estradas duras, ela enviou
uma nota curta para a Casa Branca. Uma resposta chegou bem tarde à noite:
“Agora, rápido. A. Lincoln.”
Quando
Lincoln a recebeu no Salão Vermelho, Jessie Fremont discursou sobre a
dificuldade de conquistar o Sul somente pelas armas. Ela clamou a Lincoln para
apelar à nação britânica e ao mundo declarando a emancipação ser a causa da
União.
“A
senhora é uma política muito esperta,” respondeu um irritado Lincoln.
A
Sra. Fremont saiu da Casa Branca e escreveu em seu diário:
Expliquei
que o general desejava tanto ter sua atenção à carta enviada que a trouxe
pessoalmente de modo que ela o alcançasse. Ele (Lincoln) não respondeu a isso,
mas como o tema estava tomando conta de sua cabeça, que era uma guerra para uma
grande ideia nacional, a União, e que o general Fremont não deveria ter
arrastado os negros para dentro dela.
O
Chicago Tribune denunciou Lincoln por
deturpar a proclamação de emancipação do general Fremont. As ações de Lincoln
tira a penalidade para a rebelião, acusou o Tribune em 16 de setembro. “Quantas
vezes,” perguntou James Russell Lowell, “devemos salvar o Kentucky e perder
nossa autoestima?” No Connecticut, a indignação transformou-se em fúria. O
senador Ben Wade de Ohio escreveu em execração amarga: “O presidente não se
opõe ao general Fremont tirar a vida dos proprietários de escravos, quando do
lado rebelde, mas confiscar sua propriedade e emancipar seus escravos ele acha
monstruoso.”
Mas
a política de Lincoln não era a emancipação. Era retornar o Sul para a União,
mesmo que isso significasse apaziguar os sulistas com a escravidão. Como
Lincoln escreveu a Greeley em sua famosa carta de 22 de agosto de 1862, “meu
maior objetivo nesta luta é salvar a União, e isso não significa
necessariamente salvar ou destruir a escravidão. Se pudesse salvar a União sem
libertar qualquer escravo eu o faria.”
Lincoln,
contudo, já havia determinado emitir a Proclamação de Emancipação e informou ao
seu gabinete.
As Tarifas provocaram a Guerra?
Em Pelo Bem e Mal: O impacto dos Impostos sobre o Curso da Civilização, o historiador Charles Adams relembra o alerta de 1832 de John Calhoun sobre a grande divisão regional que este estava vislumbrando no horizonte:
As leis de impostos de importação eram, na visão de Calhoun, legislação classista contra o Sul. Taxação pesada sobre o Sul levantou fundos que foram gastos no Norte. Isto era injusto. Calhoun argumentou além disso que altas taxas de importação forçaram os sulistas a pagar tanto preços excessivos a bens nortistas quanto taxas excessivas. A competição da Europa estava arruinando, assim dando aos nortistas um monopólio sobre os mercados sulistas. A taxação federal tinha o efeito econômico de desviar riqueza do Sul para o Norte, nem um pouco diferente do que as nações da OPEC têm feito com as nações consumidoras de petróleo desde 1973.
Após a eleição de Lincoln, a Carolina do Sul, Georgia, Flórida, Alabama, Mississipi, Louisiana e Texas não esperaram para ver como ele governaria. Todos se separaram antes de sua posse. Eles sabiam o que viria pela frente. Assim, mesmo antes de Lincoln fazer o juramento no início de março, a primeira das tarifas Morrill[6] foi aprovada e assinada por Buchanan, elevando as taxas tarifárias a níveis não vistos em décadas.
Consideremos a situação do Sul: como o sul comprava dois terços das importações da nação, e as tarifas eram a principal fonte da renda dos impostos, o Sul já estava carregando uma parte desproporcionalmente grande da carga federal de impostos. Ao elevar as tarifas, o Congresso, sob o ponto de vista sulista, estava saqueando o Sul. As importações sulistas custariam mais, enquanto que a renda do aumento das tarifas seria enviada ao norte para ser gasta pelos republicanos que insultavam o Sul. A alternativa do sul: comprar mais produtos das fábricas do norte ao invés dos britânicos. De qualquer maneira, a riqueza do sul estava sendo direcionada para o norte.
Acreditando ser uma região explorada em um país onde os novos donos do poder republicanos a desprezavam, os estados confederados decidiram partir. Mas havia um motivo poderoso para o norte industrializado não permitir isso. A Confederação de livre comércio havia escrito em sua Constituição uma proibição permanente contra todas as tarifas protecionistas: "
nem quaisquer direitos ou impostos sobre as importações de países estrangeiros devem ser estabelecidas para promover qualquer ramo da indústria."
Para os industriais do norte, um sul em livre comércio soava ruim. As importações poderiam ser desviadas de Baltimore, Nova York e Boston onde elas enfrentavam a Tarifa Morrill para Charleston, Savannah e Nova Orleans onde elas poderiam entrar sem taxas. Os estados ocidentais usariam os portos sulistas de tarifa zero para importar bens da Europa. Assim como muitos nortistas. Um pouco antes da guerra, em 18 de março de 1861, o Boston Transcript escreveu:
Se a Confederação sulista for permitida conduzir uma política pela qual somente , não resta dúvidas de que os negócios das principais cidades nortistas será seriamente prejudicado. A diferença é tão grande entre a tarifa da União e aquela dos estados Confederados, que o noroeste inteiro deverá ver com vantagem comprar seus bens importados em Nova Orleans ao invés de Nova York. Além disso, o interesse manufatureiro do país sofrerá com o aumento das importações resultando em baixa arrecadação.
Em Pelo Bem e Mal: O impacto dos Impostos sobre o Curso da Civilização, o historiador Charles Adams relembra o alerta de 1832 de John Calhoun sobre a grande divisão regional que este estava vislumbrando no horizonte:
As leis de impostos de importação eram, na visão de Calhoun, legislação classista contra o Sul. Taxação pesada sobre o Sul levantou fundos que foram gastos no Norte. Isto era injusto. Calhoun argumentou além disso que altas taxas de importação forçaram os sulistas a pagar tanto preços excessivos a bens nortistas quanto taxas excessivas. A competição da Europa estava arruinando, assim dando aos nortistas um monopólio sobre os mercados sulistas. A taxação federal tinha o efeito econômico de desviar riqueza do Sul para o Norte, nem um pouco diferente do que as nações da OPEC têm feito com as nações consumidoras de petróleo desde 1973.
Após a eleição de Lincoln, a Carolina do Sul, Georgia, Flórida, Alabama, Mississipi, Louisiana e Texas não esperaram para ver como ele governaria. Todos se separaram antes de sua posse. Eles sabiam o que viria pela frente. Assim, mesmo antes de Lincoln fazer o juramento no início de março, a primeira das tarifas Morrill[6] foi aprovada e assinada por Buchanan, elevando as taxas tarifárias a níveis não vistos em décadas.
Consideremos a situação do Sul: como o sul comprava dois terços das importações da nação, e as tarifas eram a principal fonte da renda dos impostos, o Sul já estava carregando uma parte desproporcionalmente grande da carga federal de impostos. Ao elevar as tarifas, o Congresso, sob o ponto de vista sulista, estava saqueando o Sul. As importações sulistas custariam mais, enquanto que a renda do aumento das tarifas seria enviada ao norte para ser gasta pelos republicanos que insultavam o Sul. A alternativa do sul: comprar mais produtos das fábricas do norte ao invés dos britânicos. De qualquer maneira, a riqueza do sul estava sendo direcionada para o norte.
Acreditando ser uma região explorada em um país onde os novos donos do poder republicanos a desprezavam, os estados confederados decidiram partir. Mas havia um motivo poderoso para o norte industrializado não permitir isso. A Confederação de livre comércio havia escrito em sua Constituição uma proibição permanente contra todas as tarifas protecionistas: "
nem quaisquer direitos ou impostos sobre as importações de países estrangeiros devem ser estabelecidas para promover qualquer ramo da indústria."
Para os industriais do norte, um sul em livre comércio soava ruim. As importações poderiam ser desviadas de Baltimore, Nova York e Boston onde elas enfrentavam a Tarifa Morrill para Charleston, Savannah e Nova Orleans onde elas poderiam entrar sem taxas. Os estados ocidentais usariam os portos sulistas de tarifa zero para importar bens da Europa. Assim como muitos nortistas. Um pouco antes da guerra, em 18 de março de 1861, o Boston Transcript escreveu:
Se a Confederação sulista for permitida conduzir uma política pela qual somente , não resta dúvidas de que os negócios das principais cidades nortistas será seriamente prejudicado. A diferença é tão grande entre a tarifa da União e aquela dos estados Confederados, que o noroeste inteiro deverá ver com vantagem comprar seus bens importados em Nova Orleans ao invés de Nova York. Além disso, o interesse manufatureiro do país sofrerá com o aumento das importações resultando em baixa arrecadação.
Adams descreve a crise política e econômica que o norte teria enfrentado,
vivendo lado a lado com uma Confederação de livre comércio:
Isto faria com que o Norte criasse uma rede de
estações de alfândega e patrulhas de fronteira do Oceano Atlântico até o Rio
Missouri, e mais. Os nortistas exigiriam comprar bens livres de impostos do
Sul. Isto seria um desastre para os industriais nortistas. A Secessão oferecia
ao sul não somente a liberdade da carga tributária do Norte, mas também uma
oportunidade para transformar-se de oprimido a opressor. Os Yankees iriam se
contorcer agora!
A Dependência fatal do Sul
Apesar
de a abolição da escravidão não ser o motivo pelo qual Lincoln ter ido à
guerra, a escravidão e a dependência do sul em relação ao comércio de necessidades
da vida nacional foram a ruína da Confederação naquela guerra. A escravidão
havia mantido o sul na época do mercantilismo. Oitenta anos após Yorktown, o
sul ainda estava despachando matérias primas para a Grã-Bretanha para a fabricação
de bens manufaturados. Tivesse a escravidão abolida, o extremo sul teria sido
forçado a abdicar de sua dependência do algodão, fumo e arroz. Dados os
recursos naturais, a capacidade de seu povo, negro e branco, o sul teria se
desenvolvido lado a lado com o norte e o Oeste. Ao invés disso, era no Norte
que estava concentrado 90% da manufatura, onde navios de guerra eram
construídos, canhões forjados, locomotivas eram construídas e a maioria das
ferrovias eram estabelecidas. Do ponto de vista militar, a posição do Sul em
relação ao Norte era como a das colônias em relação à Grã-Bretanha na época da
Revolução.
Com
sua frota, o Norte rapidamente impôs um bloqueio naval e dividiu a Confederação
em duas no Mississipi. Dependente do comércio, o sul viu seu tabaco e algodão
ficarem retidos nos armazéns, e seus negócios secaram. Os escravos do sul,
diferentemente do trabalho imigrante do norte, não podiam ser usados para
produzir armas. Escravidão e o caráter agrário do sul ligava-os à terra.
Os
sulistas estavam ligados a um sistema que eles herdaram no nascimento. Pelo
fato do sistema depender de três milhões e meio de escravos, o Sul tinha que
submeter ao abuso moral dos nortistas, os quais ignoravam a exploração do
trabalho imigrante e se importavam ainda menos com a situação dos escravos.
Eventualmente, o sul deixaria a União que seus pais ajudaram a construir e
lutariam até sua derrota e ruína em uma luta de independência quase impossível
de vencer.
A Causa era Justa?
A
grande guerra foi uma guerra justa?
Para
o Sul, a questão se resume a uma simples pergunta: o sul tinha o direito de se
separar da União? Assim, se o sul tinha o direito de se separar, como as
colônias tinham o direito legal de romper com o Império Britânico, então o sul
tinha o direito de lutar por sua independência e a resistir a uma invasão da
União.
Para
a primeira questão, o Sul em 1861 tinha pelo menos um exemplo de secessão nos
Federalistas da Convenção Hartford, ou o ex-presidente John Quincy Adams, que
ameaçou o presidente John Tyler com a secessão se o Texas fosse admitido na
União. Pelo teste jeffersoniano, que, para ser legítimo, um governo deve se
basear no consentimento do governado, a Confederação tinha legitimidade na
época do Forte Sumter. O que a União tomou de volta em 1865 não eram homens
livres e estados soberanos, mas rebeldes derrotados e províncias conquistadas.
Em
1861 era uma questão aberta se um estado tinha o direito de se separar. A
questão estava submetida ao julgamento da espada e foi respondida em
Appomattox. Mas, de todas as guerras que a América já lutou, “interesses vitais”
estiveram envolvidos na Guerra Civil. Tivesse a Carolina do Sul, Georgia e os
estados do Golfo rompido, os britânicos e franceses teriam se movimentado para
explorar a zona de livre comércio para enfraquecer as indústrias do norte e
afastar o Oeste da União. De fato, durante a guerra, Napoleão III instalou um
regime fantoche no México em violação à Doutrina Monroe[7], e os britânicos
deslocaram tropas para o Canadá.
Com
a partida do extremo sul, os Estados Unidos teriam perdido um quarto de seu
território, sua janela para o Caribe e o Golfo, sua fronteira com o México e
seus portos de Nova Orleans, a saída para o mar dos bens do Missouri, Illinóis,
Iowa e do Oeste Central. O Sul teria começado a competir pela fidelidade do
Novo México e Arizona; de fato, rebeliões surgiram nestas áreas e foram
desmembradas pelas tropas da União.
Para
Lincoln, a secessão significava uma amputação de seu país que teria destruído
seu impulso e moral. A desunião era intolerável. Onde Jackson disse diretamente
“Desunião é traição” e “a preservação da União” a lei mais alta, Lincoln usou
seus poderes retóricos para elevar a causa para uma de valores universais. Mas
seu objetivo era o mesmo que o de Jackson.
Lincoln
foi o homem indispensável que salvou a União. Ele aceitou a guerra e pode ter
provocado a guerra para restaurar a União. No final, aquela guerra libertou os
escravos. “Por fim, após a fumaça do campo de batalha ter varrido a forma horrível que tinha
lançado sua sombra sobre todo o
continente havia desaparecido e
foi embora para sempre,” escreveu John Bright.
Mas foi necessário uma guerra para libertar os escravos, quando todas as outras
nações no hemisfério, exceto o Haiti, libertou seus escravos pacificamente, sem
uma guerra total que Lincoln e seus generais lançaram contra o Sul? Para Lincoln,
então, pertence o crédito que toda boa guerra tem e a responsabilidade total
por todos os seus custos.
Notas:
[1]
Appomattox é uma cidade localizada no estado norte-americano de Virginia e onde o
General Robert Edward Lee, se rendeu ao General Grant, pondo fim à Guerra Civil
Americana em 1865.
[2] A Guerra das Rosas ou Guerra das Duas Rosas
foi uma série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra, ocorridas ao longo
de trinta anos (entre 1455 e 1485) de forma intermitente, durante os reinados
de Henrique VI, Eduardo IV e Ricardo III.
[3] O Forte Sumter era um forte localizado em
Charleston, Carolina do Sul, Estados Unidos. É conhecido nacionalmente como o
palco da primeira batalha da Guerra Civil Americana, que resultou na vitória
dos Estados Confederados da América.
[4] O Caso Dred Scott (também conhecido por Dred
Scott v. Sandford ou Decisão Dred Scott, sob registro 60 U.S. 393)
é o nome pelo qual ficou conhecida uma decisão da Suprema Corte dos Estados
Unidos da América de 1857, que sentenciou serem as pessoas de ascendência
africana, importadas para o país e mantidas como escravas, ou os seus
descendentes, quer fossem ou não escravos, não estavam protegidos pela
Constituição dos Estados Unidos e nunca poderiam se tornar cidadãos daquele
país.
[5] Os Atos de Estrangeiros e Sedição foram quatro decretos que passaram
pelos Federalistas no Quinto Congresso dos Estados Unidos e transformados em
leis pelo presidente John Adams em 1798 como consequência da Revolução Francesa
e durante uma guerra naval não declarada contra a França. Os atos aumentaram a
exigência de residência para se conseguir a cidadania americana de 5 para 14
anos e permitiu que o presidente ordenasse a prisão ou deportação de
estrangeiros que fossem considerados "perigosos para a paz e segurança dos
Estados Unidos". Eles também restringiram a liberdade de expressão, a qual
era crítica para o governo federal.
[6] A Tarifa
Morrill de 1861 era uma taxa altamente protetora nos Estados Unidos,
adotada em 2 de março de 1861, durante a administração do presidente James
Buchanan, um democrata. Ela foi um elemento chave da plataforma do novo Partido
Republicano, e apelava para industriais e operários como um meio de atingir um
rápido crescimento industrial limitando a competição das indústrias de baixo
custo na Europa. Ela foi combatida pelos plantadores de algodão do sul.
[7] A Doutrina Monroe foi uma política dos Estados Unidos, introduzida em 2 de dezembro de 1823. Ela dizia que quaisquer esforços adicionais por parte dos europeus em colonizar terras ou interferir com os estados nas Américas do Sul e do Norte seriam vistos como atos de agressão, exigindo uma intervenção americana.
http://buchanan.org/blog/pjb-mr-lincolns-war-an-irrepressible-conflict-1440
Um comentário:
Um link em inglês que traz informações interessantes sobre os Estados Confederados, e desfaz a imagem romanesca/'libertária' estilo "e o vento levou", tão cultivada em círculos ditos conservadores:
http://www.korsgaardscommentary.com/2012/04/five-biggest-misconceptions-about-the-confederacy.html
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