quarta-feira, 18 de setembro de 2013

[POL] Rudolf Hess foi morto por agentes britânicos, diz investigação da época

Daily Mail, 07/09/2013

 


Acusações de que Rudolf Hess foi supostamente morto sob ordens dos britânicos para impedir-lhe de revelar segredos de guerra foram colocadas em um relatório policial que somente apareceu após 25 anos.

De acordo com os documentos, um médico militar, que trabalhava na prisão de Spandau e tratou o ex-líder do Partido Nazista, forneceu à Scotland Yard os nomes de dois agentes britânicos que eram os suspeitos do assassinato, mas a organização foi aconselhada a interromper a investigação.

O relatório do Detetive-chefe Howard Jones, que agora foi liberado graças ao Ato de Liberdade de Informação, fornece detalhes da investigação das acusações de Hugh Thomas.

Ele foi escrito dois anos após a morte de Hess em 1987 após a organização ser convocada devido à afirmação do Sr. Thomas, qual seja, de que o homem enviado pelos nazistas em 1941 não era Hess, mas um impostor.

As autoridades aliadas disseram que Hess enforcou-se com um cabo elétrico em sua cela em Spandau em 17 de agosto de 1987, aos 93 anos de idade.

Mas o Sr. Thomas disse que o Hess verdadeiro foi de fato morto por dois agentes britânicos disfarçados com uniformes americanos no meio de uma especulação de que ele estava para ser libertado após a concordância da União Soviética.

O relatório cita como o Sr. Thomas “concedeu confidencialmente” os nomes de dois possíveis suspeitos que ele havia recebido de um antigo membro do SAS.

O Sr. Jones escreveu: “(O Sr. Thomas) recebeu informação de que dois assassinos foram enviados pelo governo britânico para matar Hess no sentido dele não ser libertado e expor segredos em relação ao plano de derrubada do governo de Churchill.”

Apesar de não encontrar “muita coerência” nas acusações de assassinato, o Sr. Jones ordenou uma investigação.

De acordo com o jornal The Independent, o Serviço de Promotoria da Coroa recebeu uma cópia do relatório em 1989.

Após seis meses, o Diretor de Promotoria Pública na época, Sir Allan Green, aconselhou que a investigação fosse interrompida.

Hess foi um dos primeiros seguidores de Hitler, que ditou muito de seu manifesto infame Mein Kampf para ele enquanto esteve preso durante os anos 1920.

Ele eventualmente ascendeu e tornou-se vice-líder do Partido Nazista, sendo capturado em 1941 durante um voo solitário à Escócia em uma missão de paz aparentemente não autorizada.

Mais tarde, ele foi julgado em Nuremberg após o término da Segunda Guerra Mundial.

No julgamento de Nuremberg, Hess foi considerado inocente de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, mas sentenciado a prisão perpétua por crimes contra a paz e conspiração para cometer crimes contra a paz. A partir de 1966 em diante, Hess – cujos guardas aliados da prisão eram obrigados a se referir a ele como Prisioneiro Sete – era o único prisioneiro na prisão de 600 celas.

Sua chegada à Grã-Bretanha em 1941 tem sido objeto de muito debate ao longo dos anos.

Em março do ano passado, um relatório tornado público revelou pela primeira vez a cena completa na qual Hess supostamente cometeu suicídio e sua suposta carta de despedida.

Mas o relatório da investigação sobre a morte de Hess, liberado ano passado sob a Liberdade de Informação, somente aumentou o mistério em torno de seus últimos momentos, quando fotografias da cela onde ele morreu mostraram a pouca distância – cerca de 1,5 metro – entre a corda e o chão.

Seu filho, Wolf, insistiu anteriormente que a altura era insuficiente para seu pai, encurvado pela artrite, enforcar-se e adicionou ao exame pós-morte evidência de que um laço completo foi colocado em torno de seu pescoço.

Apesar do veredito oficial pelo Departamento de Investigações Especiais da Polícia Militar Britânica ser de que Hess cometeu suicídio e ninguém mais esteve envolvido, historiadores afirmaram que as imagens liberadas lançam dúvidas nesta versão dos fatos.

Nenhum comentário: