Os Requisitos Operacionais do Gepard foram formulados pelo Exército Alemão, nos anos 60. Duas empresas apresentaram propostas e protótipos: a Oerlikon Contraves (hoje Rheinmetall Air Defense) e a própria Rheinmetall.
Em 1973 é
escolhida a versão da Oerlikon Contraves com a adoção do radar Siemens MPDR12,
que tinha sido desenvolvido para a versão Matador da Rheinmetall.
A versão escolhida foi o Gepard equipada com dois canhões Oerlikon 35 mm KDA.
Cada canhão tem 310 tiros para AA e 20 tiros para AT (anticarro). O engajamento
do alvo ocorre a 3.000 a 5.000 m com rajadas de 20 a 40 tiros.
Foi
desenvolvida nova munição que estende o alcance para até 5.000m.
Os países
que adquiriram o Gepard foram:
- Alemanha - 423 carros
- Holanda - 100 com radar da Hollandsee Signalapparaten que equipava a versão Matadorda Rheinmetall
- Bélgica - 55 carros
- A România adquiriu uma quantidade de excedentes do Exército Alemão em 1999.
Os principais requisitos e características do GEPARD:
- alto nível
de proteção;
- alta mobilidade;
- autônomo (só dependente de apoio logístico para combustível e munição)
- busca independente e sensores de rastreamento;
- proteção NBQ para a tripulação, e,
- capacidade de operar em ambiente de interferências eletrônicas;
Seu
principal objetivo na época (anos 70/80), eram defesa antiaérea contra aviação
tática soviética (Aviação do Front), e principalmente os helicópteros de ataque
equipados com mísseis como o Mi-24 Hind.
O primeiro
contrato de produção para 122 Gepard foi assinado com a empresa KraussMaffei
(Hoje KMW).Em 1980 foi encerrada a produção para todo os clientes.
Em 1996 o
Exército Alemão contratou a KMW para aperfeiçoamento do Gepard surgindo a
versão A2.
Foram
incorporados: um sistema de tiro digital,visores termais estabilizados,
datalink a um centro de controle de defesa aérea/ monitoramento, sensores de
velocidade da munição (Vo) mais aperfeiçoados.
Características
O carro tem autonomia de 550 km com uma velocidade máxima de 65 km/h.
Possui um tanque de 985 litros fazendo uma média de 600 metros por litro.
Contém dois motores, o do chassi e o auxiliar(APU), de 90 HP, que é responsável
por alimentar de energia os sistemas de observação, radares e a torre do
blindado.
Sem
preparação ele cruza num vão de 0,75 metros, com vedação para não entrar água e
demais ajustes pode chegar a 2,25 metros. Pode cruzar um obstáculo de 60 graus
na frente e 30 graus de lateral. A blindagem de 20 milímetros.
As funções do atirador e chefe podem se confundir, pois enquanto um
atira o outro está fazendo uma varredura do espaço aéreo. O que facilita isso
são os periscópios que trabalham de maneira independente.Juntamente com o
Gepard, o Exército Brasileiro comprou um simulador para treinamento das
tripulações.
Tripulação: 3 (1 comandante, 1 piloto, 1 atirador)Comprimento: 7,68 m
Largura: 3,71 m
Altura: 3,29 m (com radar de busca recolhido)
Peso: 47,5 t
Potência do motor: 830 hp
Velocidade máxima: 65 km/h
Autonomia: 550 km
Alcance: 5 km
Área de vigilância: 15 km
Armamento: 2 canhões de 35 mm alimentados por correia; 8 lançadores de
granadas de fumaça; possibilidade de instalação de 2 suportes de lançamento de
mísseis terra-ar
No
Brasil
Os planos de mobiliar a modernizar a defesa antiaérea do Exército Brasileiro dentro do Projeto Estratégico Defesa Antiaérea surgiu o Gepard 1 A2 como uma opção de baixo custo e atendendo a rápida disponibilidade.
Type 87 SPAAG (Japão)
Os planos de mobiliar a modernizar a defesa antiaérea do Exército Brasileiro dentro do Projeto Estratégico Defesa Antiaérea surgiu o Gepard 1 A2 como uma opção de baixo custo e atendendo a rápida disponibilidade.
Para isto
foram adquiridos 37 carros de combate Gepard, que virão para o Brasil até 2015.
O material irá dotar as Baterias Antiaéreas das Brigadas Blindadas do
Exército. Os Gepard foram distribuídos para unidades
subordinadas à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, localizada
no Rio Grande do Sul, e também para a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea no Rio de
Janeiro.
A avaliação
do Exército Brasileiro levou à solução de Artilharia Antiaérea em vez de
mísseis pela sua pronta resposta e a possibilidade de tratar contra alvos
móveis e de pequena seção visível ao radar como os UAVs e Drones.
Os “concorrentes” do Gepard
PGZ95 (China)
Fabricado pela chinesa Norinco, o PGZ95 é empregado pelo Exército da
China desde 1999.
Características
Tripulação: 3 (1 comandante, 1 piloto, 1 atirador)
Comprimento: 6,71 m
Largura: 3,2 m
Altura: 3,4 m
Peso: 22,5 t
Velocidade máxima: 53 km/h
Autonomia: 450 km
Armamento: 4 canhões automáticos de 25 mm; 4 lançadores de mísseis
terra-ar QW-2
PZA LOARA (Polônia)
Equipado com o mesmo tipo de canhões do Gepard, o LOARA foi desenvolvido
no fim da década de 1990 na Polônia, usando como base o chassi do tanque
soviético T-72 MBT. Em 2004, o governo polonês autorizou o início da produção
em série do blindado.
Características
Tripulação: 3 (1 comandante, 1 piloto, 1 atirador)
Comprimento: 6,67 m
Largura: 3,4 m
Altura: 2,19 m
Peso: 45 t
Potência do motor: 1.000 hp
Velocidade máxima: 60 km/h
Autonomia: 650 km
Armamento: 2 canhões automáticos de 35 mm alimentados por correia
Type 87 SPAAG (Japão)
Assim como o Gepard e o LOARA, o Type 87 SPAAG é equipado com os canhões
Oerlikon, de 35 mm. Fabricado pela empresa japonesa Mitsubishi, está em
operação no Exército do Japão desde 1987.
Características
Tripulação: 3 (1 comandante, 1 piloto, 1 atirador)
Comprimento: 6,7 m
Largura: 3,2 m
Altura: 4,1 m
Peso: 44 t
Potência do motor: 750 hp
Velocidade máxima: 53 km/h
Autonomia: 300 km
Armamento: 2 canhões automáticos de 35 mm alimentados por correia; 6
lançadores de granadas de fumaça
Tunguska M1 (Rússia)
O projeto do Tunguska foi desenvolvido na década de 1970. Em 1982, o
blindado entrou em operação na extinta União Soviética.
Características
Tripulação: 4 (1 comandante, 1 piloto, 1 atirador, 1 operador de radar)
Comprimento: 7,93 m
Largura: 3,24 m
Altura: 3,36 m
Peso: 34 t
Potência do motor: 780 hp
Velocidade máxima: 65 km/h
Autonomia: 500 km
Armamento: 8 mísseis terra-ar 9M311-M1; 2 canhões automáticos de 30 mm
Nenhum comentário:
Postar um comentário