terça-feira, 18 de junho de 2013

[POL] O Caso de Amor assustador de Hollywood com Hitler

David Mikics, 10 de junho de 2013


Adolf Hitler amava os filmes americanos. Toda noite, mais ou menos às 21:00, após o Führer ter cansado seus ouvintes com seus longos monólogos, ele conduzia seus convidados de jantar à sua sala privada de projeção. As luzes se apagavam, e Hitler ficava em silêncio, provavelmente pela primeira vez no dia. Ele ria amavelmente do Gordo e o Magro e Mickey Mouse, e ele adorava Greta Garbo: Camille o conduzia às lágrimas. Tarzan, por outro lado, era considerado idiota por ele.

Analogamente, o amor de Hitler pelos filmes americanos era correspondido por Hollywood. Um livro lançado pelo jovem historiador Ben Urwand, pela Harvard University Press em outubro, apresenta explosiva nova evidência sobre a chocante parceria entre os nazistas e os maiores produtores hollywoodianos. Urwand, um antigo músico de rock e atualmente membro da prestigiosa Sociedade de Amigos de Harvard, leva o assunto de maneira pessoal: seus pais eram judeus refugiados do Egito e Hungria. Procurando em arquivos em Berlim e Washington, ele levantou prova de que Hollywood trabalhou junto com os nazistas de forma muito mais íntima do que jamais foi imaginado.

Urwand nomeou seu livro excitante “A Colaboração: O Pacto de Hollywood com Hitler”, e à medida que você lê suas páginas, percebe com desencanto que colaboração é a única palavra capaz de representar a relação entre Hitler e Hollywood nos anos 1930. Usando novas descobertas documentais, Urwand alega que alguns dos donos de estúdio de Hollywood, quase todos judeus, estabeleceram seu vínculo com Hitler quase imediatamente assim que ele assumiu o poder, e eles o fizeram de maneira entusiasmada – não relutantemente. O que eles queriam era ter acesso ao público alemão. O que Hitler queria era a habilidade de formatar o conteúdo dos filmes de Hollywood – e ele conseguiu. Durante os anos 1930, Georg Gyssling, o cônsul de Hitler em Los Angeles, foi convidado a ver os filmes antes deles serem lançados nos cinemas. Se Gyssling se opunha a qualquer parte do filme – e ele frequentemente se opunha – as cenas ofensivas eram cortadas. Consequentemente, os nazistas tinham total poder de veto sobre o conteúdo dos filmes de Hollywood.

O que é chocante e novo no relato de Urwand é a descrição detalhada da manipulação pelos executivos de Hollywood de seu produto para se adaptar às exigências do regime nazista. Enquanto as relações de Hollywood com os nazistas não é assunto novo, a inclinação de historiadores anteriores como Thomas Doherty, autor de Hollywood e Hitler, 1933-1939, que não teve acesso aos documentos que Urwand descobriu, foi de deixar os executivos de estúdio fora da questão. Como muitos historiadores antes de Urwand, Doherty relativiza o retrato de Jack Warner como um simpatizante ardente dos nazistas, que parou de fazer negócios com a Alemanha em virtude do mau tratamento dos judeus pelos nazistas. Mas como Urwand argumenta aqui, não foi Warner que rejeitou os nazistas, e sim o contrário: Hitler descartou a Warner Bros. porque o estúdio falhou em fazer os cortes substanciais exigidos por seu cônsul Gyssling em um filme chamado Capturado!, filmado em um campo alemão de prisioneiros de guerra durante a Primeira Guerra Mundial. Em julho de 1934, a Warner Bros. foi expulsa de Berlim, e o resto dos estúdios ficaram com medo. Urwand detalha o problema das companhias de distribuição de Hollywood tendo que demitir metade de seus membros judeus na Alemanha e negociando com os nazistas de modo que pudessem manter a outra metade. EM 1936, todos os judeus associados com a indústria cinematográfica americana na Alemanha foram obrigados a deixar o país. Mesmo após isso, os estúdios entusiasticamente mantiveram seus negócios lucrativos com o regime de Hitler.

Muitas dezenas de filmes de Hollywood foram importados pela Alemanha Nazista todos os anos e eles frequentemente tinham boas arrecadações. Os filmes americanos que os nazistas gostavam eram aqueles que proclamavam a necessidade de um líder forte. Os jornais nazistas ficaram entusiasmados ao ver o “princípio do líder” ilustrado em filmes como As Vidas de um Lanceiro em Bengal, Motim no Bounty, Nosso pão de cada dia e O Sr. Smith vai a Washington. Eles viam nesses entretenimentos populares lições políticas fascistas carregadas com humor – um leve toque americano que, os críticos alemães lamentavam, os filmes alemães jamais conseguiam repetir. (Em 1939, os editores nazistas de jornais – incluindo o editor do “Observador Popular”, o jornal oficial do partido nazista – foram convidados a visitar o estúdio da MGM.) Ninguém conseguia ser mais genuinamente americano do que o amável gaguejador James Stewart; mas filmes como o Sr. Smith foram bem recebidos na Alemanha porque eles mostravam que a forma democrática de governo era ineficiente e corrupta.

Um filme que mostrasse as vantagens da democracia em relação ao fascismo jamais seria feito por Hollywood nos anos 1930 por causa da pressão política da Alemanha de Hitler, cujo mercado era muito lucrativo para os estúdios ignorarem. Em 1936, a MGM planejou adaptar para as telas o romance de Sinclair Lewis sobre o assalto fascista à América, Não pode acontecer aqui. Quando Louis B. Mayer rejeitou o projeto logo após o início da produção, os nazistas anunciaram sua satisfação com a decisão de Mayer. Mayer foi alertado primeiramente do perigo da filmagem de Não pode acontecer aqui por Will Hays. O escritório de Hays, o departamento de censura de Hollywood, fez cumprir seu Código de Produção Cinematográfica “para o objetivo que a vulgaridade e caráter sugestivo possam ser eliminados e que o bom gosto possa ser enfatizado” (como o código assim determinava). Hays admitiu que Não pode acontecer aqui não infringia qualquer padrão de decência, mas ele alertou que certos governos estrangeiros – i.e., a Alemanha – poderiam se irritar com o filme.

Mesmo antes dos nazistas tomarem o poder, Hollywood estava cedendo diante das exigências alemãs. Em 1932, uma nova regulação alemã, inspirada em parte pela agitação nazista, apareceu: os produtores cinematográficos poderiam ter seus direitos de exibição na Alemanha revogados se eles mostrassem, em qualquer parte do mundo, filmes que pudessem prejudicar a imagem da Alemanha. A intenção era interromper um gênero florescente: filmes sobre a Primeira Guerra Mundial retratando os oficiais alemães como patifes ou sádicos (e que frequentemente eram personificados por Erich Von Stroheim, o gênio judeu que fornecia suas caracterizações com maneirismos teutônicos convincentes). Quando Hitler chegou ao poder um ano mais tarde, ele usou a nova lei como uma forma de censurar os filmes hollywoodianos: controlar como eles descreveriam os alemães e judeus não somente dentro da Alemanha, mas ao redor do mundo.

Ironicamente, o homem que estabeleceu o padrão de interferência alemã na produção cinematográfica americana foi Carl Laemmle, chefe da Universal, que mais tarde ajudou heroicamente refugiados judeus de sua Alemanha natal. Em 1930, os nazistas impediram o lançamento do filme pacifista da Universal, Tudo Quieto no Front Ocidental. Liderados por Goebbels, eles lançaram bombas de mau cheiro e camundongos nas salas de exibição. Após as agitações nazistas, Laemmle, um judeu, colocou um anúncio nos jornais alemães: “Não escondo para míngüem meu amor pela pátria. O fato de eu ter ido para a América ainda menino e construído meu futuro na América jamais causou o fim do meu amor pela terra onde nasci.” Laemmle concordou em fazer cortes importantes em Tudo Quieto no Front Ocidental, não somente para exibição na Alemanha, mas mundial. O filme foi demolido – seu ataque selvagem ao militarismo alemão foi amenizado. A mesma coisa aconteceria uma década mais tarde no filme Três Camaradas, novamente em resposta às exigências alemãs. Outros chefes de estúdio foram menos simpáticos que Laemmle em relação à situação de seus colegas judeusmas eles compartilhavam de seu desejo de manter o mercado alemão a salvo para os filmes americanos. Os esforços pessoais de Laemmle para salvar judeus dos nazistas pode muito ter sido motivados pelo sentimento de culpa de atender às exigências do governo alemão como chefe de um grande estúdio de Hollywood.

A política de Hollywood de colaboração com os nazistas assumiu também formas mais ativas. À medida que os judeus eram sistematicamente excluídos da vida alemã e impedidos de freqüentar as escolas e ter acesso a profissões, a 20th Century Fox produziu A Casa dos Rothschild (1934), estrelando George Arliss, o ator britânico que havia interpretado anteriormente Disraeli*. O filme mostrava como uma única família judia, liderada pelo mesquinho e ganancioso patriarca Mayer Rotschild, conseguiu o controle sobre as finanças da Europa e mesmo capaz de influenciar as decisões governamentais de guerra e paz. Foi um filme que os nazistas gostariam eles mesmos terem produzido.

De fato, os nazistas gostaram tanto de A Casa dos Rothschild que uma cena do filme foi incorporada no mais notório filme nazista antissemita, Der Ewige Jude. A ADL ficou tão perturbada com o filme que ela convenceu os estúdios a evitar mencionar os judeus em futuras produções. E também os personagens judeus, que foram apresentados em centenas de filmes nos anos 1920, todos sumiram após a chegada de Hitler ao poder. O governo de Hitler não poderia ter ficado mais feliz: não haveria nenhuma referência à situação cada vez mais desesperadora dos judeus sob o domínio nazista em qualquer filme de Hollywood nos anos 1930.

Por incrível que pareça, a colaboração criativa entre os nazistas e Hollywood somente se aprofundou nos anos 1930, assim como a violência excludente contra os judeus aumentou e Hitler endureceu seu governo. No final desta década, Urwand argumenta, a Paramount e a 20th Century Fox produziram documentários na Alemanha descrevendo os maiores eventos nazistas. Mais chocante, Urwand explica, a MGM investiu em 1938 em fábricas de armamentos na Áustria e na região dos Sudetos. Como Urwand coloca em uma recente entrevista no Youtube, “O maior estúdio cinematográfico na América estava, na verdade, financiando a produção de armamentos alemães imediatamente antes da Segunda Guerra Mundial.” Após a Alemanha invadir a Polônia, a MGM mesmo consolidou sua aliança com os nazistas ao doar onze de seus filmes mais populares à causa de alívio de guerra alemão.

Em 1937, Urwand descobriu, Jack Warner parece ter concordado com a exigência de Gyssling de que a palavra “judeu” não fosse falada em A Vida de Emile Zola, que falava sobre o caso Dreyfus; a Warner Bros. garantiu ao cônsul alemão que Dreyfus não era um personagem principal no filme. Os estúdios chegaram mesmo a assinar seus comunicados com Berlim com a saudação “Heil Hitler!”. Eles eram leais ao Führer, mesmo quando ele não queria seus filmes e, de fato, queria vê-los mortos. Eventualmente, em 1939, a Warner Brothers produziu um filme B chamado Confissões de um Espião Nazista – a primeira e única à Alemanha de Hitler produzida em seis anos desde que os nazistas tomaram o poder. Mas o dano já havia sido feito; a covardia da indústria cinematográfica americana tornou-os de fato aliados dos nazistas.

A repressão de Hollywood aos fatos da perseguição judia continuou mesmo durante os anos de guerra, quando os estúdios foram finalmente expulsos da Alemanha (a MGM e a Paramount permaneceram lá ao longo de 1940) e a América estava em guerra com os nazistas. Apesar dos esforços corajosos do roteirista Ben Hecht para despertar o interesse público no Holocausto enquanto ele estava ocorrendo, há somente uma única referência àquilo que estava sendo feito aos judeus em um filme de Hollywood durante a guerra: uma cena de cinco minutos no drama Ninguém deve escapar (1944), no qual os nazistas fuzilam um grupo de judeus que lutam enquanto estão sendo colocados em um trem. Cinco minutos foram tudo o que todos os chefes de estúdios falaram sobre o assassinato de seu próprio povo, que era na época de conhecimento público – em parte como resultado dos anúncios de jornal de página completa de Hecht e sua apresentação pública em 1943 na Madison Square Garden, Jamais Morreremos.

Hitler via-se como um herói cinematográfico, um ídolo da matinê, que oprimia suas multidões idólatras com seu poder. Ele se envolvia e editava os documentários nazistas; ele percebeu que; ele percebeu que filmes influenciavam as massas. Hitler sabia que ele tinha que alimentar a fantasia do povo no sentido de conseguir o apoio das pessoas para seguirem sua visão maligna. Hollywood poderia ter ajudado a despertar o mundo para o perigo crescente do nazismo, mas ao invés disso, os fazedores de sonho judeus se aliaram ao maior inimigo do mundo – e dos judeus.

http://www.tabletmag.com/jewish-news-and-politics/134503/hollywood-nazi-urwand

Nota:

* Benjamin Disraeli (1804 – 1881), Primeiro Ministro britânico de origem judaica entre 1868 e 1880.

Tópicos Relacionados:

A Primeira Vez que Hollywood expôs o Holocausto

http://epaubel.blogspot.com.br/2013/03/hol-primeira-vez-que-hollywood-expos-o.html

Hollywood vai à Guerra

http://epaubel.blogspot.com.br/2013/03/sgm-hollywood-vai-guerra.html

Lucro acima de tudo! As Corporações Americanas e Hitler

http://epaubel.blogspot.com.br/2012/11/pol-lucro-acima-de-tudo-as-corporacoes.html

Nenhum comentário: