terça-feira, 4 de junho de 2013

[SGM] Churchill queria Hitler na Cadeira Elétrica e Gandhi morrer de fome

The Independent, 01/01/2006


 
Um lado do caráter de Winston Churchill raramente revelado – isto é, a do líder vingativo ao invés do magnânimo – surgiu em documentos secretos do governo tornados públicos. Eles revelam que ele queria seguir o passo sem precedentes de enviar Adolf Hitler à cadeira elétrica, se tivesse sido capturado, e também estava feliz ao ver o líder da independência indiana Mahatma Gandhi passando fome durante uma epidemia em 1943.

O Primeiro Ministro, falando em um encontro do Gabinete de Guerra em julho de 1942, descreveu Hitler como “a principal cria do mal” e, em seu modo extravagante, sugeriu humoradamente alugar uma cadeira elétrica – conhecida como “Fagulha Velha” – dos americanos e executá-lo como “um gangster” se e quando ele fosse pego.

A nova visão da raiva profunda e ódio mortal de Churchill ao Führer nazista – que ele responsabilizou pela morte de mais de meio milhão de britânicos – chega graças a uma série de notas classificadas do Departamento de Gabinete liberada pelos Arquivos Nacionais esta semana. As notas, feitas pelo Vice-Secretário de Gabinete Sir Norman Book durante alguns dos encontros de alto nível mais críticos da guerra, lança nova luz nos pensamentos e medos dos líderes britânicos durante este período.

O argumento sobre como lidar com a liderança nazista, se e quando fosse capturada, volta à superfície um número de vezes nos diários manuscritos.

Em um encontro-chave, em 6 de julho de 1942, Churchill diz: “Se Hitler cair em nossas mãos, devemos certamente executá-lo. Ele não é um soberano que poderia ser colocado nas mãos de ministros, como o Kaiser.”

O Primeiro Ministro então descreve o método preferido para a execução de Hitler: o meio mais torturante possível – a cadeira elétrica. Ele mesmo faz uma piada aos colegas de Gabinete que poderiam arrumar uma dos EUA no programa “lease-lend”.

Gill Bennett, historiador-chefe do Departamento do Exterior e da Comunidade Britânica, disse que a ideia de usar cadeira elétrica para executar Hitler era “típica de Churchill”. “Isto tem muito a ver com o estilo de Churchill. Ele sempre foi um homem de grandes gestos, e ele expressava o que ele acreditava ser o desejo do povo britânico,” disse o Sr. Bennett. “O Gabinete inteiro sentia fortemente os perigos do nazismo.”

Em 12 de abril de 1945, apenas duas semanas antes do suicídio de Hitler em seu bunker em Berlim, as notas de Sir Norman mostram como o assunto esquentou. Os americanos e russos estavam pressionando por julgamentos-espetáculo (show trials), mas Churchill ainda queria execução sumária tão logo fosse possível. O Primeiro Ministro diz ao seu Gabinete: “O julgamento será uma farsa... eles serão tratados como foras-da-lei.”

Um porta-voz para o Departamento Interno alerta contra tornar Hitler um mártir na Alemanha, mas Churchill, ciente do talento do ditador para a retórica, está determinado que não lhe seja dado palco público para defender sua causa. “Não assumiria nenhuma responsabilidade por um julgamento – mesmo se os EUA queiram fazer isso,” ele diz isso ironicamente no dia em que o presidente Franklin D. Roosevelt morre.

Evidência posterior da agressividade de Churchill emerge nos diários de 1943, quando torna-se claro que ele está feliz em deixar o líder espeiritual indiano Gandhi morrer durante uma epidemia de fome sob responsabilidade britânica. Em outro encontro do Gabinete de Guerra em maio de 1945, Churchill fala sobre o destino do braço direito de Hitler, Heinrich Himmler, de forma semelhantemente agressiva. O registro apresenta ele perguntando se seria possível “negociar” com o chefe da SS e “depois matá-lo.” Infelizmente para Churchill e sua imaginação fértil, Himmler, como Hitler, cometeu suicídio antes que pudesse ser levado a julgamento.*   

Tivesse sido Hitler condenado à cadeira elétrica, a sentença teria sido realizada nos EUA, onde ela acontece desde 1890.


Nota:

* Esta declaração, por si só, já é uma prova de que Himmler foi assassinado quando caiu nas mãos dos britânicos, apesar da historiografia oficial ainda insistir que ele se suicidou. Em relação à declaração de Churchill sobre Nuremberg, ele não disse novidade.

Tópicos Relacionados

Como a Grã-Bretanha torturou PdG Nazistas


Grã-Bretanha queria execução ao invés de Nuremberg para os líderes nazistas


A Estranha Morte de Heinrich Himmler

Nenhum comentário: