domingo, 20 de janeiro de 2013

[POL] Berlim, 1937

Daily Mail, 29/11/2012
 
 
Esta coleção de fotos raras coloridas de Berlim em 1937, foi tirada por Thomas Neuman e guardada nos arquivos noruegueses, mostra a vida na capital alemã durante aquela década tumultuada.
 
Elas capturam cenas na cidade vibrante, que estava sob a mão de ferro de Adolf Hitler e seu Terceiro Reich no ápice do seu poder. Apenas oito anos depois, a cidade estava em ruínas quando os russos e Aliados a ocuparam.
 
Mas na época em que estas imagens foram feitas, a Berlim de Hitler era vibrante. Hitler havia tomado o poder após o colapso da República de Weimar em 1933, pois os problemas econômicos crônicos causados pela Grande Depressão levaram alemães comuns para os braços do partido de extrema direita.
 
Assim como vemos fotos frias de prédios decorados com suásticas, há cenas da vida ordinária de alemães indo para seu trabalho. Elas mostram uma criança em uma praça, amigos sorridentes numa estação ferroviária, um quiosque vendendo bananas e um vendedor ambulante num parque iluminado pela luz do Sol.
 
O engenheiro norueguês Thomas Neumann (1901 - 1978) tirou as fotos enquanto trabalhava na Alemanha. O filme que ele usou era o primeiro de seu tipo, e há poucas imagens semelhantes preservadas nas coleções norueguesas. Suas fotografias coloridas dão aos historiadores uma visão valiosa do período entre guerras.
 
Em 2007, sua galeria de fotos foi doada aos Arquivos Nacionais da Noruega por sua filha.
 
Thomas Neumann estudou engenharia elétrica em Dresden. Após a graduação em 1928, ele trabalhou em Berlim até 1933. Neumann era membro do Partido da Unidade Nacional, uma organização fascista e foi indicado líder de propaganda em Oslo e Akershus. Ele deixou o partido em 1937 e em outubro de 1944foi preso por atividades ilegais e enviado para o conhecido campo de concentração de Grini. (N. do T.: Grini era um campo de concentração nazista na Noruega, ver http://en.wikipedia.org/wiki/Grini_concentration_camp.)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: