sábado, 12 de janeiro de 2013

Z-1: O Traje Espacial de Última Geração

A NASA está projetando o protótipo do traje espacial Z-1 para um grande número de possíveis missões após 2015. O Z-1 oferece mobilidade adicional para caminhadas espaciais na Lua e em Marte.

Uma grande inovação no Z-1 é a sua escotilha de entrada traseira. Ao invés de ser vestida como uma roupa, o Z-1 é acessado como se fosse uma espaçonave, através da escotilha traseira, eliminando a necessidade de câmaras de vácuo (airlocks).

Criando um traje com entrada traseira resolve um pouco dos problemas que os astronautas geralmente enfrentam durante as viagens à Estação Espacial Internacional (ISS). Usar câmaras de vácuo para despressurizar consome tempo, um processo cansativo. Neste novo desenho, os astronautas não precisarão passar por nenhuma câmara de vácuo. O traje se encaixa do lado de fora da espaçonave, usando a abertura de uma “porta espacial”, e os astronautas simplesmente sobem e se separam.   

Através de uma porta em forma de placa, o traje pode ser engatado em uma escotilha externa em veículo motorizado ou espaçonave. O arranjo da porta permite que os astronautas deslizem diretamente dentro do traje de dentro do veículo. Uma cobertura interna de atracação e um sistema portátil de manutenção de vida (PLSS) são removidos para acesso ao traje.

Os primeiros trajes espaciais da NASA eram separados em seções separadas das pernas e dorso. O traje russo Orlan usado desde 1977 tem uma entrada traseira semelhante ao do projeto do Z-1.

O novo protótipo é extremamente flexível, mas um pouco pesado. Os modelos atuais de traje pesam cerca de 45 kg, mas o Z-1 chega a volumosos 72 kg. Mesmo em Marte – onde a gravidade é um terço da Terra – os 27 kg adicionais podem fazer uma grande diferença.

Outra inovação do Z-1 é o seu sistema de suporte à vida. O dióxido de carbono será continuamente eliminado do ar respirável, terminando a necessidade de cilindros de hidróxido de lítio, absorventes de CO2.

O capacete-bolha do Z-1 oferece um campo de visão extenso. Juntas de ombro especialmente projetadas tem grande mobilidade.

As faixas verdes fosforescentes do protótipo Z-1 parecem com a do traje de Buzz Lightyear, personagem do desenho animado Toy Story.

Diferentemente dos trajes usados na ISS, o Z-1 foi planejado para uso no vácuo sideral e em superfícies planetárias. Os trajes espaciais devem ser especificamente projetados para os rigores de caminhada sobre a Lua ou Marte. A NASA tem mais dois trajes protótipos, sendo que o Z-2 deve ser construído logo. O objetivo é ter uma versão Z-3 do traje pronto para os astronautas da ISS em 2017.

O traje atual da NASA, a Unidade de Mobilidade Extraveícular (EMU), foi projetada no começo dos anos 1980, mas foi atualizada em 1998 para a tarefa de construção da ISS. A EMU atualizada é modular de modo que partes podem ser trocadas para se encaixar a diferentes astronautas. As partes do traje podem ser deixadas à bordo da estação por até dois anos.  
 

 
 
 
http://www.space.com/18998-nasa-z-1-spacesuit-graphic.html

Nenhum comentário: