sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Arte de Manipular Imagens

Apesar de a manipulação fotográfica ter se tornado mais comum na era das câmeras digitais e softwares de edição de imagens, ela é quase tão antiga quanto a própria fotografia. Na foto abaixo, feita pelo fotógrafo Mathew Brady em 1865, o General Sherman é visto junto com seus oficiais de confiança. O General Francis P. Blair (extrema direita) foi adicionado à fotografia original.




Na edição digital, as fotografias são obtidas por câmeras digitais e baixadas diretamente em um computador. A edição de imagem compreende qualquer coisa que pode ser feita com uma foto. A manipulação fotográfica é frequentemente mais explícita do que alterações sutis no balanço de cor e contraste e pode envolver a colocação de uma cabeça em um outro corpo, por exemplo. A fotografia abaixo mostra como a revista Yated Ne'eman alterou digitalmente em abril de 2009 a foto oficial do gabinete do Primeiro-Ministro Binyamin Netanyahu retirando duas mulheres e substituindo-as por homens, por motivos religiosos.



Antes dos computadores, a manipulação fotográfica era realizada pela repintura com tinta, pintura, exposição dupla, união de fotos e aerografia. Abaixo seguem alguns exemplos de manipulação fotográfica feita pelos soviéticos, que dominaram essa "arte", já que as imagens possuíam forte apelo político.

a) Nesta foto, o Comissário Nicolai Yezhov é "sumido" após cair em desgraça diante do ditador Josef Stalin.



b) Nesta foto, Trotsky é removido da foto.




c) No início dos anos 1960, durante a Corrida Espacial, um dos astronautas soviéticos tornou-se persona non-grata e foi removido.



Em fotos antigas, é fácil notar a manipulação em virtude do fato de que a "qualidade" da foto manipulada tem baixa definição, com rostos e definições de corpos geralmente borrados ou com textura excessiva.



Nenhum comentário: