sexta-feira, 25 de maio de 2012

Exército Popular Nacional - NVA

“Com o fim do NVA… morreu o último e verdadeiro Exército Alemão.”

Ex-inspetor do Bundeswehr, citado no livro German Military Cufftitles, 1784 – Present (Faixas Decorativas Militares Alemãs de Borda de Manga).


Origem

No final da Segunda Guerra Mundial, os Aliados e a URSS dividiram grande parte do mundo entre si. A Alemanha não foi exceção. O país foi dividido em quatro zonas de ocupação (figura 1), que mais tarde evoluíram para dois países separados e crescentemente antagonistas: a Alemanha Ocidental (República Federal Alemã), aliada dos EUA, e a Alemanha Oriental (República Democrática Alemã), aliada da URSS. Ambos os lados enganaram os acordos de cessar-fogo que impediam que as duas Alemanhas desenvolvessem forças armadas. Com a ajuda dos soviéticos, a Alemanha Oriental formou grupos policiais de vários tipos – terra, ar, água e outros – para burlar essas restrições. No início dos anos 1950, estes grupos policiais expandiram-se para o tamanho de pequenos exércitos, cada qual com suas próprias funções administrativas e militares.


Figura 1


A criação do NVA em 1 de março de 1956, seis meses após a formação da Bundeswehr na Alemanha Ocidental, seguiu anos de preparação durante os quais antigos oficiais da Wehrmacht e veteranos comunistas da Guerra Civil Espanhola ajudaram a organizar e treinar unidades paramilitares da Polícia Popular*. O Partido Socialista (SED) queria romper com o passado e criar um “Exército Popular” e lembrou-se das “guerras populares” na história alemã, tais como a Guerra dos Camponeses em 1525 e a Revolução de 1848. Mesmo assim, o NVA manteve o tradicional uniforme cinzento e os rituais de juramento para as cores do regimento. Por outro lado, a doutrina e estrutura do NVA foram fortemente influenciadas pelas forças armadas da URSS, assim misturando elementos das mais inovadoras e bem sucedidas escolas militares numa força que, pelo seu tamanho, foi considerada uma das mais bem preparadas e profissionais do mundo.

Durante seus primeiros anos, cerca de 27% dos oficiais do corpo do NVA haviam servido na Wehrmacht. Dos 82 postos de alto comando, 61 eram mantidos por ex-oficiais da Wehrmacht. O conhecimento militar e experiência de combate destes veteranos foram indispensáveis nos primórdios do NVA, apesar de por volta dos anos 1960, a maioria destes homens já terem se aposentado. Analogamente, a Bundeswehr estabeleceu suas bases na experiência de oficiais da Wehrmacht, que inicialmente constituíram a maioria dos postos do oficialato.

Nos primeiros seis anos, o NVA foi uma força de voluntários. A Alemanha Ocidental, por outro lado, reintroduziu o serviço militar obrigatório em 1956. O alistamento foi finalmente introduzido em 1962, e a força do NVA aumentou para cerca de 170.000 soldados.

Como os partidos comunistas de outros países, o Partido da Unidade Socialista da Alemanha, ou SED, garantiu o controle através da indicação de membros partidários leais para altas posições e organizando intensa educação política em todos os postos. A proporção de membros do SED no corpo de oficiais aumentou consideravelmente no início dos anos 1960, eventualmente alcançando quase 95% do corpo de oficiais.

O NVA descrevia-se como o “instrumento de poder da classe trabalhadora”. De acordo com sua doutrina, o NVA protegia a paz e garantia os objetivos do socialismo pela manutenção de uma intimidação convincente contra a agressão imperialista. A filosofia do NVA, inscrita em sua bandeira, era “Para a Proteção do Poder dos Trabalhadores e Camponeses”.

Um dos maiores problemas da Alemanha Oriental em seus anos iniciais era o êxodo em massa de cidadãos para a Alemanha Ocidental. Em 1961, 207 mil pessoas abandonaram o país, e uma grande proporção deles era jovem, membros da sociedade bem educados e melhor produtivos. Para parar com isso, o governo usou 32.000 soldados do NVA para construir o Muro de Berlim, iniciando em 13 de agosto de 1961. Após construir o muro, o alistamento dói regularizado. Temia-se que o alistamento levaria a maiores deserções, mas o muro resolveu o problema. Em 24 de janeiro de 1962, o Ato de Serviço Nacional exigia 18 meses de serviço militar para todos os homens de 18 a 26 anos. Em 1987, o NVA contava com um efetivo de 175.300 homens, sendo que 54% eram alistados. Vale lembrar, contudo, que estas forças estavam subordinadas às forças soviéticas estacionadas na Alemanha Oriental, que eram de 380 mil organizados em 20 divisões de infantaria e uma de força aérea. Para contrabalançar a OTAN, os soviéticos colocaram essas tropas na RDA para garantir a segurança interna e manter os alemães orientais afastados da ideia de um levante contra o Comunismo.

O NVA jamais entrou em combate, apesar de ter dado suporte na repressão da Primavera de Praga em 1968. Foi a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que tropas alemãs marcharam em solo estrangeiro. Além disso, oficiais da NVA serviam freqüentemente como consultores de guerra na África. Quando a União Soviética preparou a ocupação da Tchecoslováquia, o governo da RDA originalmente planejou usar a 7ª. Divisão Panzer e a 11ª. Divisão de Infantaria Motorizada para apoiar a intervenção, porém o medo da reação internacional à preparação de tropas alemãs fora da Alemanha pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra causou preocupação. Ao invés disso, o NVA forneceu ajuda logística quando as tropas da URSS avançaram pela Tchecoslováquia e permaneceram na fronteira prontas para intervir no caso do Exército soviético não conseguir reprimir os rebeldes. No outono de 1981, o NVA preparou-se para intervir na Polônia em apoio a uma possível invasão russa, mas a declaração de lei marcial impediu a crise.

O NVA permaneceu em estado de alerta em diversas ocasiões, inclusive na construção do Muro de Berlim em 1961, na Crise dos Mísseis Cubanos em 1962, na intervenção da Tchecoslováquia pelo Pacto de Varsóvia em 1968 e, pela última vez, no outono de 1989 para reprimir protestos civis dentro do país.

Em 1988, a Marinha Popular teve um breve confronto hostil com as forces navais polonesas em uma disputa de fronteira marítima; em negociações subsequentes, cerca de dois terços da área disputada foram cedidos À RDA.

O NVA foi finalmente dissolvido em 1990. Suas instalações e equipamentos foram assumidos pela Bundeswehr. A maioria das instalações foi fechada e os equipamentos ou foram vendidos ou doados a outros países. A maior parte dos 36.000 oficiais e subalternos foi demitida: somente 3.200 foram mantidos pela Bundeswehr após uma redução de posto, o que gerou muitos protestos.

Até 1 de março de 2005, o tempo de serviço no NVA foi contado como “serviço em força estrangeira”. Daqui para adiante deverá ser conhecido como “serviço fora da Bundeswehr”.

* A Polícia Popular (Volkspolizei) era equipada com artilharia e treinada como unidade militar. Diferentemente dos oficiais das forças armadas, um oficial da Volkspolizei tinha que ser membro do partido socialista. A VP foi criada após a Segunda Guerra Mundial e abolida após a reunificação alemã.

Desfile Militar do Exército da RDA.


Último desfile do NVA em 1990


Organização

O NVA era composto de quatro ramos principais:

• As Forças Terrestres (Landstreitkräfte) com um efetivo de 120.000 soldados.

• A Marinha Popular (Volksmarine) com um efetivo de 16.300 soldados.

• A Defesa/Força Aérea (Luftstreitkräfte) com um efetivo de 39.000 soldados.

• Tropas de Fronteira da RDA (Grenztruppen der DDR), consistindo de 50.000 homens.

Em tempo de guerra, a mobilização das reservas do NVA teria aproximadamente dobrado sua força. As autoridades também tinham à sua disposição as tropas de segurança interna do Ministério do Interior (a Polícia Popular Guarnecida, ou Kasernierte Volkspolizei) e o Ministério para Segurança Interna (o Regimento de Sentinela Felix Dzerzhinsky) junto com os 210.000 membros auxiliares do partido, ou “Grupos de Combate da Classe Operária” (Kampfgruppen der Arbeiterklasse), que estavam disponíveis em tempos de guerra.

O maior nível de liderança no NVA era o Ministro de Defesa Nacional (Ministerium für Nationale Verteidigung), localizado em Strausberg, próximo de Berlim Oriental. A administração do NVA foi dividida nos seguintes comandos:

• O Kommando Landstreitkräfte (KdoLaSK) baseado em Geltow, próximo a Postdam.

• O Kommando Luftstreitkräfte und Luftverteidigungskräfte (KdoLSK/LV) localizado em Srausberg.

• O Kommando Volksmarine (KdoVM) localizado em Rostock.

• O Kommando der Grenztruppen (KdoGT) baseado em Pätz, próximo a Berlim.

Exército

Organização: 120.000 soldados, 60% convocados. 2 divisões blindadas, 4 divisões de infantaria motorizada, 2 brigadas de mísseis superfície-superfície, 10 regimentos de artilharia, 1 regimento anti-aéreo, 8 regimentos de defesa aérea, 1 regimento aerotransportado, 2 batalhões anti-tanque, e outras unidade de apoio.

Equipamento: a maior parte do equipamento do NVA tinha origem soviética, apesar de alguns itens terem vindo da Tchecoslováquia ou qualquer outro lugar do Pacto de Varsóvia. Por exemplo, AK-47, AK-74, lançadores múltiplos de foguetes de 122 mm, tanques T-72, vários tipos de veículos de transporte blindados, peças de artilharia maciça variando de 85 a 240 mm, armamento anti-tanque tão pesado quanto 100 mm e várias plataformas de defesa aérea.

Unidades Especiais:

Wachregiment Friedrich Engels. Melhor conhecido e mais visível das três unidades de Guarda, especificamente encarregadas da segurança e serviços de elite em Berlim, incluindo a cerimônia de “Mudança de Guarda”.

NVA Wachregiment. Unidade de Guarda mais antiga (1962), encarregada da segurança e serviços de elite fora da capital.

Conjunto Erich Weinert. Grupo de entretenimento das forças armadas.

Escola de Música Estudantil/Militärmusikschüler. Programa de 3 anos para músicos da banda militar.

Paraquedistas/Fallschirmjäger. Tinha como missão fornecer capacidade de assalto aéreo.

Tropas de Construção/Bausoldaten. Tinha como função fornecer mão de obra para as forças armadas. Na verdade, o serviço nesta unidade era visto como forma de punição àqueles que se recusaram a servir nas forças armadas regulares.

Força Aérea

Organização: 39.000 soldados, 38% convocados (taxa mais alta de oficiais e Oficiais não-comissionados para alistados em relação aos outros ramos militares).

Equipamentos: 171 aeronaves de combate, incluindo os MIG-17, 21 e 23. Durante os anos 1980, a RDA adquiriu um número de caças sofisticados MIG-29 da URSS. 39 aviões de transporte, incluindo o Antonov 26 e TU-134, 111 helicópterosm incluindo o Mi-24 de ataque, e os transportes armados e desarmados Mi-8.

Defesa Aérea: tropas formavam 67% da força aérea. A Defesa Aérea também controlava 300 aeronaves MIG, incluindo o MIG-23 e 217 regimentos de superfície-ar com os SA-2, mais 2 regimentos de radar.

Marinha

Organização: 16.300 marinheiros, 50% convocados.

Equipamentos: 131 navios de superfície (maior: fragata), 48 navios auxiliaries, 12 veículos anfíbios.

Unidades Especiais:

Operações anfíbias. A Marinha utilizava os regimentos de infantaria motorizada 28º. e 29º, que eram treinados especialmente neste tipo de operação e utilizando os veículos de transporte blindados BTR-60PB.

Patrulha da Guarda Costeira/Grenzbrigadeküste. Tinha como função complementar as atividades da Guarda de Fronteira no patrulhamento das águas costeiras da RDA; como parte da Marinha, não deve ser confundida com a Polícia Marítima. Tinha um efetivo de 2.750 homens e era dividida em 8 grupos de patrulha a barco.

Ramo de Aviação Aérea. Fornecia suporte tático aero para operações da frota com a Marinha soviética, incluindo guerra anti-submarina. Era formada por 1 esquadrão de caças-bombardeiros a jato e 1 esquadrão de helicópteros.

Tropas de Fronteira

O objetivo básico das Tropas de Fronteira era prevenir que cidadãos e funcionários públicos, inclusive militares, fugissem do país. Também poderia servir como primeira linha de fogo no caso de um ataque das forças da OTAN. Eram divididas em três centros de comando: Norte, Centro e Sul. As tropas eram arranjadas em regimentos em torno destes centros.

Organização: 50.000 homens, 50% convocados.

Equipamentos: típico armamento de um regimento de infantaria motorizada, com um complemento de artilharia e apoio aéreo de helicópteros.


Postos do NVA



Bandeiras


Brasão do NVA
Bandeira do NVA



Bandeira da Marinha


Uniformes

Exército

Os uniformes do NVA variaram de acordo com a época; as primeiras túnicas eram semelhantes àquelas usadas pela Wehrmacht na Segunda Guerra Mundial. Da metade dos anos 1970 até 1990, os oficiais e outras posições vestiram túnicas de gabardine na cor cinza pedra com cadarço de lá branca costurada em torno das golas e mangas, incluindo as costuras das calças; culotes (usados em paradas) não tinham o cadarço. Oficiais não-comissionados temporários e outros soldados alistados, incluindo convocados, vestiam túnicas de lã em cor cinza pedra, com calças de lã sem o cadarço. De 1956 a 1982, as túnicas de parada tinham litzen decorativos nas mangas.

Cores das unidades do NVA (Waffenfarben), usadas nas platinas:

• Defesa Aérea: azul

• Força Aérea: azul

• Artilharia: vermelho

• Guardas da Fronteira: verde

• Defesa Civil: violeta

• Tropas de Construção: oliva

• Engenharia: preto

• Infantaria Motorizada: branco

• Marinha: azul marinho

• Patrulha da Guarda Costeira: verde

• Unidades Blindadas: rosa

• Paraquedistas: laranja

• Sinalizadores: amarelo

• STASI: marrom avermelhado.

A figura 2 a seguir mostram os uniformes padrão do Exército do NVA. 

Figura 2

Marinha

Oficiais e aspirantes a oficial vestiam túnicas de gabardine azul marinho com botões dourados com um desenho de âncora e calças azul marinho sem cadarço. Alistados de postos mais baixos vestiam um uniforme de peças azul e branca, determinadas pela estação e tipo de função.

Figura 3

Força Aérea

O mesmo uniforme do exército, exceto as insígnias e a cor do cadarço (azul).



Ex-Combatentes da Wehrmacht no NVA

A lista abaixo inclui os Almirantes e Generais que foram condecorados com a Cruz Alemã (Deutsche Kreuz) pela Wehrmacht durante a Segunda Guerra, sendo a data de condecoração colocada entre parêntesis.

 • Major-General Rudolf Bamler (12/03/1942)

 • Major-General Bernhard Bechler (28/01/1943)

 • Major-General Dr. rer. pol. Otto Korfes (11/01/1942)

 • Major-General Arno von Lenski (21/01/1943)

 • Tenente-General Vincenz Müller (26/01/1942)

 • Major-General Hans Wulz (25/01/1943)

A lista abaixo mostra os Almirantes e Generais que foram agraciados com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro pela Wehrmacht durante a Segunda Guerra, sendo a data de condecoração colocada entre parêntesis.

 • Major-General Wilhelm Adam (17/12/1942)

 • Major-General Dr. rer. pol. Otto Korfes (22/01/1943)

 • Tenente-General Vincenz Müller (7/04/1944)

Utilização de material do NVA após 1991

O NVA foi, em relação aos seus equipamentos e treinamento, um dos exércitos mais poderosos do Pacto de Varsóvia. Ele foi aprovisionado com um grande número de sistemas modernos de armamento, a maioria de origem soviética, dos quais uma pequena parte foi devolvida à URSS em 1990.

O equipamento restante e materiais eram muito essenciais. Grande quantidade de peças de reposição, suprimentos médicos, equipamentos para guerra atômica, biológica e química, dispositivos de treinamento e simuladores, etc. tiveram que ser colocados à disposição.

Uma das primeiras medidas realizadas após a reunificação foi a procura e devolução de armas pelos membros dispensados do NVA. O Departamento Federal Material Depot Service Gesellschaft (MDSG) ficou responsável em assumir a custódia e armazenamento destes equipamentos. O MDSG empregava 1.820 pessoas que trabalhavam para a Bundeswehr, mas acabou sendo privatizado em 1994. A menos que esse material fosse dado sem custos a beneficiários nos novos Estados federais ou outros departamentos, para museus ou a nações amigas no contexto de ajuda para o Terceiro Mundo, ele foi destruído.

Os materiais herdados do NVA foram:

• 767 aeronaves (helicópteros, aviões de combate), 24 dos quais eram MiG-29s.

• 208 navios

• 2.761 tanques

• 133.900 veículos motorizados

• 2.199 peças de artilharia

• 1.376.650 armas de fogo

• 303.690 toneladas de munição

• 14.335 toneladas de combustível e material de limpeza.

Fontes:
Wikipedia


Nenhum comentário: