sexta-feira, 11 de maio de 2012

[SGM] Hitler explica a invasão da URSS com suas próprias palavras


Trecho do diálogo entre Hitler e o Marechal finlandês Mannerheim gravado em 1942.




Hitler: ... um perigo muito sério, talvez o maior deles - sua extensão total podemos apenas julgar agora. Nós não havíamos comprendido - o quanto forte este Estado (a URSS) estava armada.

Mannerheim: Não, não havíamos pensado nisto.

Hitler: Não, eu também não.

Mannerheim: Durante a Guerra de Inverno - durante a Guerra de Inverno sequer havíamos pensado nisto. É claro...

Hitler: Sim

Mannerheim: Mas assim, como eles - na realidade - e agora não há dúvidas que eles tinham - o que eles tinham em seu poder!

Hitler: Absolutamente, isto é - eles tinham o maior armamento que, uh, as pessoas só podem imaginar. Bem, se alguém me tivesse dito que um país com...

Hitler é interrompido pelo som de uma porta abrindo e fechando.

Se alguém me tivesse dito que uma nação poderia iniciar com 35.000 tanques, então eu teria dito: "Você é louco!"

Mannerheim: 35?

Hitler: 35.000 tanques.

Uma voz no fundo: 35.000 tanques! Sim!

Hitler: Nós destruímos - até agora - mais de 34.000 tanques. Se alguém me tivesse dito isto, eu diria: "Você!" Se você for um de meus generais e afirmar que uma nação tem 35.000 tanques, eu diria: "Você, meu bom senhor, vê coisas duas ou três vezes. Você é maluco; vê fantasmas." Isto eu teria julgado impossível.

Disse-lhe antes que encontramos fábricas, uma delas em Kramatorskaja, por exemplo, dois anos atrás havia apenas duas centenas (tanques). Não sabíamos de nada.

Hoje, há uma planta industrial para tanques, onde - durante a primeira troca de turno um pouco mais de 30.000 e, com rapidez, um pouco mais de 60.000 operários teriam trabalhado - uma única fábrica de tanques! Uma fábrica gigantesca! Massas de trabalhadores que certamente viviam como animais e...

Uma outra voz no fundo: Na área de Donets?

Hitler: Na área de Donets.

Ruído de fundo da troca de copos e pratos

Mannerheim: Bem, se você tiver em mente que eles tinham quase 20 anos, talvez 25 anos de liberdade para armarem-se...

Hitler: É totalmente inacreditável.

Mannerheim: E tudo - tudo gasto com armamentos.

Hitler: Somente em armamentos.

Mannerheim: Somente em Armamentos!

Hitler: (Suspirando) Somente - bem, é - como eu disse para o seu presidente (Ryte) antes, não tinha idéia disso. Se tivesse uma idéia, então teria sido mais difícil para mim, mas eu teria tomado a decisão (para invadir) de qualquer forma, porque não havia outra possibilidade. Foi certo, já no inverno de 39/40 que a guerra tinha que começar. Tive somente este pesadelo, mas há mais! Por causa de uma guerra em duas frentes teria sido impossível que isto nos quebraria.

Hoje, vemos mais claramente do que vimos naquela época, isto teria nos quebrado. E todo o meu - eu originalmente queria - já no outono de 39 eu queria conduzir a campanha no oeste - no clima ruim que experimentamos nos retardou.

E nós também temos os tanques alemães, eles não foram testados, por exemplo, para prepará-los para o inverno. Ao invés disso, conduzimos testes para provar que era impossível conduzir guerra no inverno.

Isto é um diferente ponto de partida (em relação aos soviéticos). No outono de 1939 sempre enfrentamos a questão. Eu queria desesperadamente atacar, e eu acreditava firmemente que poderíamos acabar com a França em seis semanas.

Entretanto, enfrentamos a questão se poderíamos nos mover - estava chovendo continuamente. E eu conheço a área francesa muito bem e também não podia ignorar as opiniões de muitos de meus generais que nós, provavelmente, não teríamos tido a, que nossa força blindada não teria sido eficiente, que nossa força aérea não poderia ser eficiente por causa da chuva em nossos campos de pouso.

Eu conheço o nordeste da França. Você sabe, eu servi na Grande Guerra por quatro anos. E então o atraso aconteceu. Se eu tivesse eliminado a França em 39, então a história mundial teria mudado. Mas eu tive que esperar até 1940, e infelizmente não foi possível antes de maio. Somente em 10 de maio aconteceu um dia bom - e em 10 de maio eu imediatamente ataquei. Dei a ordem para atacar em 10, em 8. E então tivemos que conduzir esta transferência maciça de nossas divisões do oeste para o leste.

Primeiro, a ocupação da - então tivemos a tarefa na Noruega - simultaneamente enfrentamos... posso francamente dizer isso hoje, um infortúnio grave, nomeadamente a fraqueza da Itália. Por causa disso, primeiro a situação na África do Norte, então, segundo, por causa da situação na Albânia e Grécia, um gigantesco infortúnio. Tivemos que ajudar. Isto significou para nós, primeiro a separação de nossa força aérea, separação de nossa força blindada, enquanto simultaneamente preparávamos os tanques para o leste.

Tivemos que ceder com um golpe, duas divisões, duas divisões inteiras e uma terceira foi acrescentada e tivemos que substituir continuamente, muito severo, perdas lá. Foi uma luta sanguinária no deserto.

Isto tudo naturalmente foi inevitável, veja você. Tive uma conversa com o Molotov (Ministro soviético) naquela época e estava praticamente certo que Molotov partiu com a decisão de começar a guerra, e eu dispensei a decisão de começar a guerra, e eu o dispensei com a decisão de - impossível - de prevení-lo. Havia - isto era a única - porque as demandas que o homem trouxe eram claramente objetivando dominar a Europa no final. (Praticamente sussurrando aqui) Então eu o tinha, não publicamente (desaparece)

Já no outono de 1940, continuamente enfrentamos a questão, uh: devemos considerar um rompimento (nas relações com a URSS)? Naquela época, eu adverti o governo finlandês para negociar e para ganhar tempo e agir de forma demorada neste assunto, pois eu sempre temi que a Rússia de repente atacasse a Romênia no último outono e ocupasse os poços de petróleo, e não estaríamos prontos no último outono de 1940. Se a Rússia realmente tivesse tomado os poços de petróleo romenos, então a Alemanha estaria perdida. Teria exigido apenas 60 divisões russas para cuidar disso.

Na Romênia não tínhamos, é claro, naquela época unidades principais. O governo romeno nos procurou somente recentemente e o que fizemos lá foi engraçado. Eles tinham apenas que ocupar os poços de petróleo. É claro, com nossas armas eu não podia iniciar uma guerra em setembro ou outubro. Isto estava fora de questão. Naturalmente, a transferência para o leste não estava ainda tão avançada. É claro, as unidades primeiro tinham que se reconsolidar no oeste.

Primeiro os armamentos tinham que ser cuidados porque tivemos também... sim, tivemos perdas em nossa campanha no oeste. Teria sido impossível atacar antes da primavera de 1941. E se os russos naquela época - no outono de 1940 - tivessem ocupado a Romênia, tomando os poços de petróleo, então estaríamos indefesos em 1941.

Uma outra voz no fundo: Sem petróleo...

Hitler: Tínhamos uma produção forte alemã, entretanto, as demandas da força aérea, nossas divisões Panzer são realmente grandes. É o nível de consumo que ultrapassa a imaginação. E sem o acréscimo de 4 ou 5 milhões de petróleo romeno, não podíamos lutar a guerra - e teríamos que deixar assim - e isto era a minha grande preocupação.

Portanto, eu almejei interceder no período de negociações até que estivéssemos fortes o suficiente para conter aquelas demandas extorsivas (de Moscou) porque aquelas exigências eram extorção pura. Elas eram extorção. Os russos sabiam que estávamos amarrados no oeste.

Eles podiam extorquir realmente qualquer coisa de nós. Somente quando o Molotov nos visitou - então - eu disse-lhe francamente que as exigências não eram aceitáveis para nós. Com isto as negociações chegaram a um fim abrupto naquela mesma manhã.

Havia 4 assuntos. O tópico que envolvia a Finlândia era a liberdade para eles se protegerem da ameaça finlandesa, ele disse. (Eu disse) você não quer me dizer que a Finlândia ameaça vocês! Mas ele disse: "Na Finlândia é... eles que tomam ação contra os amigos da União Soviética. Eles agiriam contra nossa sociedade, perseguiriam-nos e uma grande potência não pode ser ameaçada por um país pequeno.

Eu disse: "Sua existência não está ameaçada pela Finlândia! Isto é, você não quer me dizer..."

Mannerheim: Que piada!

Hitler: ...que sua existência é ameaçada pela Finlândia? Bem (ele disse) havia uma ameaça moral contra uma grande potência, e o que a Finlândia estava fazendo era uma ameaça moral para sua existência moral. Então eu disse-lhe que não aceitaríamos uma guerra adicional na área do Báltico como espectadores passíveis. Em resposta,ele me perguntou como víamos nossa posição na Romênia.

Você sabe, tínhamos dado a eles uma garantia. (Ele queria saber) se a garantia era direcionada contra a Rússia também. E na época eu lhe disse: "Não penso que é direcionada a vocês, pois não acho que vocês tenham a intenção de atacar a Romênia.

Vocês sempre afirmaram que a Bessarábia é sua, mas que nunca afirmaram que queriam atacar a Romênia!

"Sim," ele me disse, mas ele queria saber mais precisamente se esta garantia... (uma porta abre-se e a gravação termina).

Nenhum comentário: