segunda-feira, 14 de maio de 2012

[SGM] Postos do Exército Alemão

Um dos uniformes mais facilmente reconhecíveis por estudiosos militares ou leigos interessados no assunto é o uniforme utilizado pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, popularizado pela extensa lista de filmes hollywoodianos. Este uniforme foi um desenvolvimento do utilizado durante a Primeira Guerra Mundial. A versão final foi sendo introduzida por diversas etapas a partir de 1935. O crescimento do Exército alemão durante o Terceiro Reich foi muito rápido, passando de 100 mil homens em 1933 para 3.180.000 em setembro de 1939, antes da invasão da Polônia; no auge da expansão territorial nazista, o efetivo atingiu 9.500.000 soldados. Mesmo nesta fase, a indústria têxtil alemã conseguiu acompanhar o ritmo de expansão do Exército, proporcionando uniformes que aliavam tradição, modernidade, conforto e elegância.
Uma das peças de vestuário mais características do uniforme alemão era o dólman (jaleco) chamado Waffenrock, adotado em 29 de junho de 1935 para parada e passeio. Tinha botões de alumínio. No colarinho, de cor verde escura, podiam-se ver os distintivos de lapela com duas barras de alumínio (chamadas litzen). Nos punhos, platinas e colarinho, os vivos e galões assim como as divisas serviam para distinguir a graduação do militar e a arma, serviço ou destino do portador. Além desta peça de vestuário, foi amplamente usado o dólman de campanha, confeccionado no clássico tecido feldgrau, com botões metálicos pintados de cinzento mate ou prata. A figura 1 mostra um waffenrock de oficial das forças blindadas (panzer).

Figura 1

O símbolo mais visível da Wehrmacht foi a águia, que os seus componentes, qualquer que fosse a sua patente, usavam no peito, na parte superior direita dos uniformes. A versão deste símbolo para o Exército, denominado Emblema da Soberania (Hoheitsabzeichen) foi adotado em 17 de fevereiro de 1934, e consistia numa águia com as asas abertas que transportava um círculo contendo a suástica, símbolo do Nacional-Socialismo. A maior parte das organizações uniformizadas existentes na Alemanha nesse período, incluindo as Waffen SS, adotaram emblemas semelhantes, mas foram obrigadas a usa-lo na parte superior da manga esquerda, visto que apenas a Wehrmacht tinha o privilégio de as ostentar no peito dos uniformes.

Inicialmente, o método utilizado para identificar as graduações militares no Exército alemão foi através de um sistema de platinas (presilha ou pestana no ombro dos uniformes militares) em que se expressava também a arma ou serviço a que o militar pertencia, a sua unidade e o seu posto. A arma ou serviço era indicado através da cor dos vivos ou debruns (fita ou tira que se costura dobrada sobre a orla de um tecido) nos bonés e nas platinas, e nas faixas dos distintivos de lapela. Os oficiais superiores distinguiam-se também pelo boné de pala (quepe) com cordões prateados e emblemas costurados ou feitos de metal. Na figura 2, vemos um quepe de oficial das forças blindadas (panzer). Os oficiais subalternos vestiam o uniforme básico da tropa, distinguindo-se pelos galões (fita ou tira entrançada) prateados no colarinho e pelas platinas do blusão. O restante da tropa usava insígnias do posto na manga esquerda dos uniformes. A diferença fundamental nos uniformes dos subalternos e dos praças, além das insígnias da especialidade, era o debrum prateado das golas dos dólmans.

Figura 2

As figuras 3 e 4 apresentam, respectivamente, os distintivos e as insígnias e galões de oficiais subalternos e superiores utilizados no Exército Alemão durante a Segunda Guerra Mundial. O método primário de identificação das categorias no exército foi através do sistema de platinas, que não só assinalava a graduação do portador, como também a sua arma ou serviço de origem e a sua divisão. Os sargentos usavam o uniforme básico dos praças, ao contrário do que sucedia na maioria dos exércitos europeus contemporâneos que, seguindo o modelo francês, usavam os uniformes dos oficiais. Sargentos e praças distinguiam-se, basicamente pelo galão prateado que usavam nas platinas e nas golas dos dólmans. Junto a este galão, um vivo de cor característico de cada arma ou serviço indicava a adscrição ou destino.

Figura 3


Figura 4

6 comentários:

Unknown disse...

As matérias contidas aqui no Casus Belli, são muito boas. Parabéns.

Anônimo disse...

Esses uniformes são da primeira ou da segunda guerra mundial? Se for da segunda vocês bem que podiam postar fotos dos da segunda também!

Emerson Paubel disse...

São da Segunda Guerra. Existe um tópico específico sobre uniformes alemães da Segunda Guerra Mundial. Procurar tag [SGM].

Anônimo disse...

Olá Emerson!
Como faço pra tirar algumas duvidas contigo?
São a respeito de uma peça alemã que recentemente adquiri.
Caso tenha interesse em me ajudar, meu e-mail é jfabiokate@yahoo.com.br

Jardel disse...

Emerson.tenho uma imagem de um uniforme acredito que seja da SS ou da gestapo.mas não sei identificar o posto não achei em lugar nenhum um uniforme parecido.voce poderia me ajudar a identifica-lO.SE PODER DEIXE SEU E-Mail .GRATO

Emerson Paubel disse...

Jardel, meu email é efcp1967@gmail.com