quarta-feira, 9 de maio de 2012

[POL] O que é Fascismo?

BBC Magazine


Fascista e Fascismo são termos que alguém poderia supor serem simples rótulos, mas se aprofunde no tema e verá que há uma variedade de complexidades e um pântano de debate acadêmico.

Já se passaram mais de seis décadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda da Alemanha Nazista, mas aqueles eventos são o prisma através do qual a palavra "fascismo" ainda é vista.

O primeiro movimento "fascista" a chegar ao poder foi os "camisas negras" de Mussolini em 1922. Seu movimento poderia certamente ser dito nacionalista e autoritário, assim como ele aceitava a violência na luta pelo poder, mas muito do resto de suas características têm sido assunto de disputa acadêmica.

"Frustrantemente, não posso dar uma definição simples," disse Kevin Passmore, leitor em história da Universidade Cardiff e autor de Fascismo: Uma Introdução Muito Breve. "Depende das definições."

Se sua definição de "fascista" é de alguém que tem crença naquilo que pode ser classificado como "fascismo", então o termo fascismo ainda precisa ser definido.

"Você pode dizer 'o fascismo é um movimento que se parece com o que o fascismo foi na Itália?'" diz o Sr. Passmore. Mas para muitos usuários do termo, fascista e fascismo deve ser uma mistura de denominadores comuns entre o fascismo italiano e o nazismo alemão.

Mas numa carta para o Times na terça-feira, Sir Peregrine Worsthorne é perspicaz ao distinguir os termos. O antigo editor do Sunday Telegraph com 85 anos confessa que como "a maioria da geração octogenária da Grã-Bretanha... acreditava na superioridade branca."

Mas que "de modo nenhum significava que éramos fascistas," diz Sir Peregrine, antes de acrescentar que ele não é mais um racista.

Um dos problemas em conectar fascismo ao nazismo é que os dois não se cruzam de forma tão nítida como as pessoas pensam. Racismo, e particularmente anti-semitismo, era o núcleo central do nazismo, mas a posição no fascismo italiano era muito mais ambígua. Assim, para alguns estudiosos, a simples presença do racismo em uma ideologia de um grupo contemporâneo pode não ser suficiente para rotulá-la de "fascista".

O Fascismo na Itália também tinha o corporativismo agregado ao seu conteúdo político. O Corporativismo é geralmente definido como um sistema político e econômico onde os indivíduos são organizados em grupos diferentes - por exemplo, "encanadores" ou "pastores" - dentro do Estado, negociando com outros grupos para atingir o progresso.

É diferente da moderna democracia liberal, onde a unidade política básica é o indivíduo. O modelo corporativista enfatiza a cooperação ao invés da competição.

Uma outra característica associada ao fascismo é a autarquia - a economia auto-suficiente. Mas de modo nenhum todos os Estados autárquicos modernos - Afeganistão sob o Talibã, por exemplo - foram geralmente classificados como fascistas.

Os símbolos fascistas também são significativos. O termo deriva de "fasces" - o machado e o feixe de varetas usados na Roma antiga - adotado pelos fascistas de Mussolini. Os Falangistas de Franco usavam flechas unidas por um jugo, o símbolo da Rainha Isabela e do Rei Ferdinando. Os Nazistas usavam a suástica. Símbolos que de algum modo fazem eco a estes velhos temas são comuns entre alguns extremistas modernos.

É certo que outro problema ao refinar o rótulo "fascista" é que a ideologia estabelecida pelos fascistas italianos e os nazistas alemães freqüentemente não "casavam" com as políticas que eles perseguiam.

Mas o problema mais claro na definição da palavra "fascista" é a sua enorme variedade de aplicação ao longo dos anos. Há um excesso de usos desde Rick em "Os Jovens" utilizando-a como um insulto até as definições diferentes do Dicionário de Inglês Oxford "(geralmente) uma pessoa de visão autoritária de extrema direita" e "uma pessoa que defende um ponto de vista particular em um modo que é visto como intolerante e autoritário." Então você tem o "fascismo quintessencial".

Grosso modo, no discurso político, é uma ofensa, um termo usado mais para propósito de condenação do que classificação precisa. Os nazistas eram maus, e nesta visão, sua ideologia era fundamentalmente conectada ao fascismo, significando que o fascismo é essencialmente mau.

"É uma arma política útil dizer que um movimento político moderno é como o fascismo," diz o Sr. Passmore.

E aqueles grupos freqüentemente classificados pelos opositores como fascistas, como o BNP (Inglaterra), geralmente decidem não usá-la para se descrever.

"Você pode se perguntar por que eles não se declaram fascistas dado que admiram muitos aspectos. Por que ela permanece um palavrão? Os movimentos anti-fascistas freqüentemente dizem que fascismo é a mesma coisa que nazismo," nota o Sr. Passmore.

Há aqueles que preferem uma definição "elefante na sala", acreditando que é possível conhecer um "fascista" quando vê um, mesmo se uma definição precisa seja difícil de encontrar. Para eles, qualquer movimento político nacionalista que é autoritário, oposto à livre expressão, a favor de um único partido ou uma ditadura, e parece ter tendências racistas é rotulado de "fascista".

Mas o debate sobre uma definição precisa ainda continuará.

"Estudantes gostam de pensar esta palavra significa isto," diz o Sr. Passmore. "Eu me inclino para a visão de que é muito mais interessante olhar como o termo é usado. História e vida é o debate contínuo sobre o significado das palavras."

http://news.bbc.co.uk/2/hi/8316271.stm

Nenhum comentário: