quarta-feira, 9 de maio de 2012

[PGM] Estórias sobre abusos em Fromelles "exagerados"

The Australian, 19 de julho de 2011


A Batalha de Fromelle é vista há muito tempo como o dia mais obscuro da história militar australiana, não apenas porque foi o único dia com o maior número de fatalidades na história do país, mas também por causa dos relatos da brutalidade alemã.

Tom Weber, um historiador da Universidade de Aberdeen na Escócia, disse que a percepção australiana que o inimigo havia se comportado mal ao abusar dos prisioneiros e fuzilar os feridos foi um exagero que cresceu como uma tentativa "de dar sentido aos enormes sacrifícios que a Austrália sofreu."

O Dr. Weber disse que ele estabeleceu sua "visão mais equilibrada" da tragédia de Formelles enquanto pesquisava para seu livro A Primeira Guerra de Hitler, que coloca em dúvida o relato da Primeira Guerra do líder nazista.

Num único dia e noite de intensos combates em Fromelles, 5.533 australianos e 1.500 ingleses foram mortos, feridos ou feitos prisioneiros em 19-20 de julho de 1916, numa carnificina que foi revisitada pela descoberta em 2009 de 250 corpos de soldados aliados numa cova coletiva.

Eles foram reenterrados ano passado, e 40 parentes australianos foram esta manhã a uma cerimônia no cemitério para 14 dos mortos que foram identificados por teste de DNA, elevando para 110 o número dos que foram identificados.

O Regimento List, a unidade bávara na qual Hitler serviu, participou da batalha e o Dr. Weber estudou relatórios dos membros daquele regimento arquivados previamente e não usados, assim como relatos australianos publicados.

Após a vitória alemã, alguns soldados australianos disseram que eles viram soldados bávaros fuzilando feridos australianos, sendo que em um caso, um soldado cego foi feito andar em círculos antes que fosse executado.

Mas o Dr. Weber disse que a percepção geralmente aceita das atrocidades durante e após a batalha foram baseadas quase que inteiramente na evidência australiana.

Ele encontrou um relatório do 1o. Batalhão do Regimento List que concordava que as leis da guerra "civilizada" haviam sido quebradas, mas os vilões do relatório foram os australianos. O documento diz: "Sob estas condições, a recuperação de grande número de prisioneiros tornou-se extremamente perigosa para nós. O número de nossas perdas ocorrido enquanto executando essa tarefa é resultado da malvadeza do inimigo, na medida em que eles faziam sinal de rendição e então voltavam a atirar quando nos aproximávamos deles."

O Dr. Weber diz: "Atos de decência e de violência traiçoeira co-existiram e eram algumas vezes misturadas. Tal incidente ocorreu no final da Batalha de Fromelles, quando dois soldados bávaros carregando um soldado australiano ferido de volta para as trincheiras do inimigo, despediram-se dele e, então, quando eles voltavam para as linhas alemãs, foram executados por outros australianos que provavelmente sabiam o que estava acontecendo."

"Atos de decência na batalha eram mais comuns do que atos de brutalidade. Os soldados ingleses e australianos que foram feitos prisioneiros registraram mais tarde que, durante o cativeiro, eles não foram tratados com brutalidade."

De fato, Weber trouxe à luz documentos sugerindo que soldados bávaros ajudaram tão rapidamente as tropas inimigas feridas que o seu comandante se sentiu compelido a dar uma ordem especial que os homens do regimento de Hitler deveriam ajudar seus prisioneiros somente após eles terem cuidado de seus próprios compatriotas.

O comandante alemão também sentiu a necessidade de lembrar que os soldados capturados, mais do que os homens do Regimento List, deveriam carregar soldados ingleses e australianos feridos para a retaguarda.

"Também sabemos que menos de duas semanas após a batalha, 20 ou 30 soldados australianos que enfrentaram o Regimento List saíram de suas trincheiras e tentaram confraternizar," diz o dr. Weber.

Isto mostra que a brutalização das tropas não ocorreu da maneira como é geralmente percebida e que, após a batalha e depois que a adrenalina foi embora, o remorso tendia a aparecer. É importante que honremos não somente aqueles que morreram, mas aqueles em ambos os lados que se comportaram com compaixão em relação aos soldados inimigos."


http://www.theaustralian.com.au/national-affairs/tales-of-fromelles-abuses-exaggerated/story-fn59niix-1226097863371

Nenhum comentário: